Sada emite relatório sobre perdas agrícolas e pede redução do preço do milho

Mais de 30 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no município
Agora Sim

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Picos, distante 310 km ao sul de Teresina, nos últimos dias, não apenas provocaram alagamentos e destruição na área urbana do município. Na zona rural, o aumento do volume do Riacho dos Macacos e Brejinho arrastou cercas, pastagens e plantações, colocando em risco a subsistência de muitas famílias.

Segundo os produtores, tudo foi levado pela correnteza, provocando grandes prejuízos para a agricultura familiar do município. Para tentar amenizar essa situação, uma força tarefa foi montada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) para dar maior assistência aos agricultores que perderam tudo.

Foto: Divulgação
Sada emite relatório sobre perdas agrícolas e pede redução do preço do milho

“Estamos unidos para promover o bem social para essas famílias que perderam tudo. Estamos fazendo análise das perdas do que tinha sido plantado e procurando oferecer alguma ajuda, como mais de 5 mil toneladas de alimentos da Conab para os desabrigados das chuvas”, disse Aurino Guimarães, coordenador regional da Sada em Picos.

De acordo com Aurino, a Sada também elaborou um relatório detalhado sobre as perdas agrícolas por conta das chuvas. Esse documento vai embasar um pedido à Conab para a redução do preço do milho no balcão, tendo em vista que a cultura foi fortemente afetada. No relatório, assinado pelo extensionista rural Domerval de Sousa, consta que as chuvas afetaram mais de 30 mil pessoas, direta e indiretamente na região.

“Nossa intenção é usar o documento para solicitar a redução do preço do milho, tendo em vista que os produtores usam a cultura para alimentar os animais, durante todo o ano. E dessa forma, podemos amenizar os prejuízos desses criadores”, destacou Aurino. O documento foi enviado à superintendência da Conab no Piauí.

Desde o início da emergência, o Governo do Estado, em colaboração com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), tem atuado de maneira ativa para prestar socorro às vítimas e realizar resgates. Essa semana, o governador Rafael Fonteles também esteve visitando a cidade e liberou recursos.

Leia também