Formiga, ícone do futebol, participa da abertura da Taça das Favelas em Timon

Estima-se a participação de 32 seleções masculinas e cinco femininas oriundas do Estado do Piauí
TV UFMA

A abertura oficial da Taça das Favelas 2025 acontece nesta terça-feira (29), a partir das 8h, no Ginásio Francisco Carlos Jansen, em Timon, e contará com a presença de um dos maiores nomes da história do futebol feminino mundial: Formiga, ex-jogadora da Seleção Brasileira, que participará de uma roda de conversa com os jovens atletas.

Foto: Divulgação
Ex-Seleção Brasileira, Formiga dará pontapé inicial na Taça das Favelas em Timon

Estima-se a participação de 32 seleções masculinas e cinco femininas oriundas do Estado do Piauí. Pelo Maranhão, nove municípios estarão representados: Matões, Parnarama, São João do Sóter, Afonso Cunha, Caxias, Colinas, Cedral, Coelho Neto e Timon, que sedia o evento.

Segundo Valciãn Calixto, presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Piauí e coordenador da Taça das Favelas Maranhão, a escolha de Formiga como convidada especial se justifica por sua trajetória inspiradora e por seu papel como símbolo de superação no futebol feminino, especialmente em um contexto ainda marcado por desigualdades de gênero.  A Taça das Favelas, em sua terceira edição no estado do Piauí e de forma inédita no Maranhão vem com o objetivo de prestigiar o futebol feminino, segundo o Calixto, a categoria ainda não é vista da forma que deveria, doravante o convite feito à atleta Formiga. 

Formiga é reconhecida internacionalmente como uma das maiores atletas da história do futebol feminino. Destaca-se por ser a única jogadora, entre homens e mulheres, a participar de sete edições da Copa do Mundo.

Durante o Congresso Técnico, será realizada a leitura do regimento interno da etapa estadual da Taça das Favelas, além do sorteio oficial dos confrontos entre as equipes. O evento também contará com um momento de interação com a jogadora convidada, incluindo rodas de conversa, registros fotográficos e atividades de lazer, promovendo integração entre os participantes das delegações.

Ao término das competições estaduais, será composta uma seleção com os(as) atletas de maior destaque ao longo do campeonato. A divulgação oficial será feita por meio da página do torneio na rede social Instagram. As seleções masculina e feminina representarão seus estados na fase nacional, que ocorrerá em São Paulo, no mês de outubro. Nessa etapa, as equipes do Maranhão e do Piauí poderão se enfrentar, dependendo do sorteio dos grupos ou do desempenho até a final nacional.

Matéria reproduzida da TV UFMA. Veja texto original. 

Leia também