Inter completa 50 jogos de "Era Mano" invicto no Beira-Rio há oito meses

Treinador é o primeiro desde Odair Hellmann a atingir tal marca
Tomás Hammes

A quarta-feira tem um significado importante a Mano Menezes. O técnico, escudado pelo fiel parceiro Sidnei Lobo, completa 50 jogos pelo Inter no duelo com o Caxias, às 21h30. Para comemorar a data, aposta na força que o time apresenta no Beira-Rio sob o seu comando e engrenar na temporada.

Anunciado há quase 300 dias, o técnico colorado definiu uma base de equipe, montou uma defesa sólida e assegurou o segundo lugar no Brasileirão após a conturbada passagem de Alexander Medina.

Foto: Tomás Hammes
Mano Menezes está invicto no ano

Aliás, Mano é o primeiro a alcançar tal marca desde Odair Hellmann, hoje no Santos. O Papito deixou o Beira-Rio em 2019 após 116 partidas, com 61 vitórias, 27 empates e 28 derrotas. Eduardo Coudet, técnico do Atlético-MG, foi quem mais se aproximou, com 46 compromissos antes de ser seduzido pela oferta do Celta de Vigo.

Nos 49 jogos até o momento, o técnico conquistou 25 vitórias, empatou 19 e perdeu apenas nove. O Inter balançou as redes em 79 oportunidades e foi vazado 36. O aproveitamento é de 63,9%. São oito jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e três empates. A última derrota ocorreu no dia 2 de novembro, quando perdeu por 1 a 0 para o América-MG.

No Beira-Rio, palco da partida desta quarta, a soberania é ainda maior. São 25 partidas, com 17 vitórias, 7 empates e uma derrota. O Colorado marcou 58 gols e sofreu 17. O desempenho é de 77,3%. A única queda foi no longínquo 19 de junho, quando levou 3 a 2 de virada do Botafogo.

Carlos de Pena, com 44 partidas, aparece como quem mais atuou, mas o maior tempo em campo pertence a Vitão, com 3.809 minutos em 43 jogos. Até o momento, 40 jogadores receberam oportunidade. Pedro Henrique, com 12 gols, é o artilheiro. De Pena contribuiu com nove assistências e surge como o principal “garçom”.

Mano pelo Inter

  • 49 jogos
  • 25 vitórias
  • 19 empates
  • 5 derrotas
  • 79 gols
  • 1,61 por jogo
  • 36 gols sofridos
  • 0,73 por jogo
  • 63,94% de aproveitamento

Em 2023, Mano trabalha para o Colorado engrenar. Apesar de invicto, venceu apenas dois dos cinco compromissos pelo Gauchão. Vice-líder do Gauchão, abre a rodada seis pontos atrás do Grêmio (15 a 9) e busca derrotar o Caxias para não descolar tanto do líder.

O técnico ainda trabalha para encontrar a formação ideal. Como Alemão iniciou o ano sem o brilho do segundo semestre de 2022, Mano aposta em Pedro Henrique mais adiantado, com Wanderson pela ponta esquerda. Apesar da instabilidade, o time ostenta o melhor ataque do Gauchão, com 10 gols após cinco rodadas.

O restante conta com a base montada no ano passado. Keiller segue no gol. Bustos atua pela lateral direita com liberdade para apoiar. Como Gabriel Mercado se recupera de lesão muscular na panturrilha esquerda, Rodrigo Moledo forma a dupla de zaga com Vitão. Renê segue na esquerda, com uma atribuição mais defensiva.

A equipe, que levou três gols nos primeiros dois jogos, voltou a mostrar solidez do segundo semestre. Já são três partidas em que Keiller não precisa buscar a bola no fundo das redes.

Gabriel Baralhas, mais recente contratação, disputa posição com Johnny. O setor de criação, se conta com uma dúvida na proteção da defesa, tem a consistência de Carlos de Pena, a impetuosidade de Mauricio e o passe qualificado de Alan Patrick na organização.

O trabalho faz Mano contar com prestígio junto aos torcedores. O técnico costuma ser aplaudido quando tem o nome anunciado no Beira-Rio e, não raro, para e conversa com os fãs que ficam na mureta.

Mano no Beira-Rio

  • 25 jogos
  • 17 vitórias
  • 7 empates
  • 1 derrota
  • 77,33%
  • 58 gols marcados
  • 17 gols sofridos

Mano tenta consolidar ainda mais a equipe e retomar o padrão do ano passado. Nesta quarta, o técnico buscar celebrar a marca com uma vitória sobre o Caxias. A partida ocorrerá às 21h30 no Beira-Rio e terá transmissão ao vivo pelo ge.

Leia também