Piauí brilha nas primeiras competições dos Jogos da Juventude 2024
Os Jogos da Juventude contam com a participação de 60 estudantes
Agora SimO Piauí iniciou sua participação nos Jogos da Juventude 2024, realizados em João Pessoa, Paraíba, com destaque no ciclismo, ao conquistar duas medalhas de bronze. As premiações foram obtidas nesta quarta-feira (13), no Centro de Convenções da cidade.
A primeira medalha foi garantida pelo estudante-atleta Antônio Kaio Cavalcante Ferreira, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dona Rosaura Muniz Barreto, localizado em São Miguel do Tapuio. Ele se destacou na prova de Potência Máxima. A segunda medalha de bronze foi conquistada na prova de Duplas Mistas, em que Kaio competiu ao lado da colega Andreia Marques.
"Estou muito feliz por ganhar essa medalha e contribuir para o quadro de medalhas do Piauí. É um sonho de todo atleta ganhar uma medalha nos Jogos da Juventude. Agradeço ao apoio da Seduc e da Secepi, além de todos que torceram por mim. Temos mais provas pela frente e vamos em busca de mais medalhas", expressou Kaio Cavalcante.
A equipe piauiense, sob a orientação do técnico William Martins, professor da Secertaria de Educação (Seduc), contou com os atletas Antônio Kaio, Witalu Bento Santos Pereira, da Unidade Escolar Edson Cunha, em Parnaíba; Andreia Monteiro Marques, da E.M. Martinho de Sousa Mendes, de São José do Peixe; e Sofia Alencar Ribeiro, da Unidade Escolar Vereador Gonçalo Dias, de Campo Alegre do Fidalgo.
Witalu ficou na 16ª colocação entre mais de 40 competidores, enquanto Sofia Alencar alcançou a 26ª posição na prova feminina. Com os resultados, o Piauí garantiu o 3º lugar na Classificação Geral da prova de Potência Máxima.
Na modalidade ciclismo, os atletas enfrentam o desafio de realizar um sprint de 6 segundos nas disputas masculinas, femininas e de duplas mistas. Eles ainda participarão de provas de ciclismo em velocidade de 500m, Prova por Pontos e Estrada (em circuito) até o próximo sábado (17).
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou as conquistas e destacou a importância do investimento em programas como o Seduc Esportiva. “Os resultados dos nossos estudantes reforçam a necessidade de oferecer oportunidades e incentivos para que nossos jovens desenvolvam seu potencial e representem o Piauí em competições de grande importância”, afirmou.
Os Jogos da Juventude contam com a participação de 60 estudantes atletas da Seduc, selecionados para formar equipes em 15 modalidades. A Secretaria de Estado da Educação assegurou apoio financeiro para atletas e técnicos da rede estadual. Ao todo, o Piauí está representado por 150 atletas e 30 técnicos, provenientes das redes públicas e privadas, escolhidos durante os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs).
A competição, que reúne atletas de 15 a 17 anos da rede pública e privada, abrange modalidades como badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude seguem até o dia 28 de novembro.