Águas do Piauí alerta população sobre descarte irregular de resíduos
Materiais descartados de forma incorreta entopem as redes
Agora SimA rede de esgotamento sanitário das cidades piauienses vem sendo impactada por dois problemas recorrentes: o descarte irregular de resíduos, como óleo de cozinha, restos de alimentos, fraldas e plásticos; e a ligação indevida de água das chuvas, provenientes de calhas, ralos externos e quintais, ao sistema de esgoto. Essas práticas comprometem a rede, provocam entupimentos e extravasamentos e geram prejuízos ao meio ambiente e à população.
E agora, com a chegada do período chuvoso, os casos de entupimento de rede e extravasamento de esgoto tendem a aumentar, tanto devido a este descarte irregular como por conta de ligações indevidas entre a rede de esgoto e a rede pluvial. A coordenadora de Tratamento da Águas do Piauí, Renata Lemes, explica que essas redes possuem finalidades e dimensões distintas.
“As redes de esgoto são planejadas para receber apenas o esgoto gerado em casas e comércios com características de efluente doméstico, direcionando-os para as Estação de Tratamento de Esgoto (ETEs). Já as redes pluviais são responsáveis por receber a água das chuvas e direcioná-las para os córregos da cidade. Então, quando há conexão indevida entre estas redes, o excesso de água pode sobrecarregar o sistema de esgoto, causando obstruções na tubulação”, detalha a gestora.
Diariamente, as equipes da concessionária já realizam limpezas preventivas com caminhões hidrojatos, que utilizam água com alta pressão para remover gorduras e detritos acumulados; além de inspecionarem as estruturas e estações operacionais, e manterem monitoramento permanente dos sistemas.
“Nossas equipes atuam todos os dias, de maneira preventiva e corretiva, para contornar situações que prejudicam as redes e o tratamento de esgoto, mas é fundamental que os moradores também façam sua parte não jogando restos de comida e óleo de cozinha nos ralos, bem como sem descartar outros tipos de materiais, como já encontramos, de plásticos, restos de construção e outros. Também não se deve conectar calhas, ralos externos ou quintais à rede de esgoto; o lixo descartado nas ruas também causa prejuízos às redes e ao meio ambiente”, alerta Renata Lemes.
Como informar extravasamentos
A população também pode informar à Águas do Piauí situações de extravasamento por meio dos canais oficiais de atendimento da empresa, que são: o 0800 223 2000, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, o aplicativo Águas APP e pelo site www.aguasdopiaui.com.br. Todos estes canais funcionam 24 por dia, todos os dias.