Ano letivo inicia com ensino em tempo integral na EMEF José Sarney
Os alunos terão uma carga horária ampliada, com oito horas de atividades diárias
Agora SimA Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início nesta quinta-feira (3) às aulas em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Sarney, localizada no Centro da cidade.
O secretário de Educação, Gideão Santes, destacou a importância desse modelo de ensino para a formação dos estudantes.
“A educação integral traz para a rede pública um padrão de qualidade esperado por todos. Ela oferece aos jovens oportunidades que antes lhes eram negadas, permitindo crescimento em todas as áreas da vida: intelectual, psicológica, emocional e social. Esse modelo trabalha duas vertentes fundamentais: segurança social e formação acadêmica de excelência, possibilitando que os estudantes se tornem protagonistas da própria trajetória, desenvolvendo maturidade para fazer escolhas conscientes e construir uma história de sucesso”, afirmou.
A diretora da escola, Francisca Sousa, frisou sobre os pilares do ensino integral e explicou como será a rotina dos alunos.
“O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino fundamental uma experiência educacional mais completa, baseada no protagonismo, em projetos e no desenvolvimento pessoal. A rede municipal está implementando esse modelo em seis escolas e estamos muito satisfeitos em fazer parte dessa iniciativa.”
Os alunos terão uma carga horária ampliada, com oito horas de atividades diárias. A programação inclui disciplinas curriculares, projetos de vida, clubes de protagonismo, momentos para estudo orientado e atividades esportivas.
“Eles entram às 7h30 e saem às 16h20, com um intervalo de uma hora e meia para o almoço. Essa ampliação do tempo na escola permite que o estudante não apenas aprenda mais, mas também desenvolva habilidades para seu crescimento integral”, explicou a diretora.
A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo fortalecer a qualidade da educação, oferecendo assim, novas perspectivas para o futuro dos jovens timonenses.