Equipes da FMS levam informação e prevenção às ISTs para as festas de carnaval
Durante os dias de folia, os profissionais de saúde estarão nas principais festas
Agora SimA equipe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará intensificando suas atividades no período carnavalesco, a partir desta sexta-feira (13). Durante os dias de folia, os profissionais de saúde estarão nas principais festas que acontecem em Teresina, levando informação e insumos de prevenção contra HIV, sífilis e outras doenças.
Como relata a chefe de núcleo de ISTs da FMS, Alana Niege, os trabalhos se iniciaram no final de janeiro, com a presença nas prévias carnavalescas que aconteceram na capital. “Disponibilizamos material de prevenção, como gel, preservativos masculinos e femininos, além de material informativo. Também levamos autotestes para HIV, orientando a população sobre a realização e a importância da testagem”, diz.
O trabalho continua a partir desta sexta, quando os profissionais farão visitas em bares de todos os bairros de Teresina levando insumos e informações. “Estamos com foco em ações educativas, preventivas e divulgações de serviços, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e todos os programas e políticas desenvolvidos pela Prefeitura de Teresina”, comenta Alana Niege. A atividade segue de sábado (14) até a terça de carnaval, quando será a vez dos blocos organizados pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, parceira na ação.
A presença da equipe durante todo o período festivo é uma medida de fortalecimento de vigilância e promoção da saúde, ampliando o acesso à população a informações de prevenção. “O tempo de carnaval se caracteriza por grandes aglomerações, intensa circulação de pessoas e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, fatores que ampliam a vulnerabilidade da população e a propensão ao comportamento de risco, principalmente até no que se refere à saúde sexual”, explica a chefe de núcleo, que também ressalta a relevância estratégica do carnaval como espaço de promoção de saúde e prevenção de agravos e disseminação de informação com relação a temática.