Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão visitam o Porto Piauí

Os pesquisadores percorreram os litorais do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí
Agora Sim

A Companhia Porto Piauí recebeu a visita dos oceanólogos Ricardo Lovisotto e Fabrício Gandini, da Universidade Federal do Maranhão, na sexta-feira (1º).

Os pesquisadores percorreram os litorais do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí, com o objetivo de analisar a governança das cadeias produtivas de pescado marinho nos quatro estados. Os resultados vão revelar os desafios que o setor enfrenta e apontar caminhos para desenvolver a indústria do pescado.

Foto: Divulgação
Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão visitam o Porto Piauí

Ricardo Lovisotto e Fabrício Gandini ficaram surpresos com os planos executados para o Terminal Pesqueiro do Porto Piauí. O terminal, que já está com o cais pronto, terá uma fábrica de gelo e uma usina de beneficiamento do pescado, para que o produto receba certificação necessária para ser enviado para outros estados e países.

“A gente fica bastante feliz de ver tanta coisa brotando. O terminal de pesca tem uma vocação enorme de estrutura. O arranjo que vai se dar a isso vai definir o futuro do sucesso dessa iniciativa. É um momento importante do território do Delta, e estamos avaliando para mostrar os desafios com o resultado dessa consultoria”, comentou Fabrício Gandini.

Apesar da vasta experiência, os dois pesquisadores se divertiram ao ver, pela primeira vez em suas vidas, um porto começando.

“A oportunidade de ver o nascimento de um porto que tem tudo para ser muito importante para o estado é um privilégio muito grande. As impressões foram as melhores possíveis até o momento”, comentou Ricardo Lovisotto.

Leia também