Piauí enfrenta seca severa e Defesa Civil reforça ações de combate
Sedec firmou contratos para abastecimento de água potável para consumo humano
Agora SimO estado do Piauí enfrenta uma das estiagens mais severas da sua história recente, que atinge 100% do território piauiense, segundo dados atualizados do Monitor de Secas, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Para minimizar os impactos desse cenário, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) tem intensificado suas ações de resposta e mitigação.
A Defesa Civil firmou contratos para abastecimento de água potável para consumo humano nos municípios afetados pela seca. “Em maio de 2025, a Secretaria de Defesa Civil lançou e publicou no Diário Oficial do Estado o edital de credenciamento para contratação de carros-pipa, com o objetivo de atender os municípios reconhecidos em situação de emergência. Desde então, a Sedec vem executando a Operação Carro Pipa, com a contratação dos pipeiros e o início dos trabalhos de abastecimento de água nas localidades afetadas. A operação conta com a autorização do Governador para utilização de recursos estaduais na ordem de R$ 6 milhões. Além disso, está em execução o valor de R$ 1,4 milhão em recursos federais para apoiar a execução da Operação Carro Pipa”, conta a gerente de Resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas.
O Governo do Estado emitiu sucessivos decretos de emergência — o mais recente, publicado em abril deste ano, e atualmente abrange 126 municípios do Piauí, com reconhecimento pelo Governo Federal na Plataforma S2iD.
Medidas para garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água, estão sendo tomadas, como a perfuração de poços, a implantação de redes de distribuição e a recuperação e construção de barreiros e barragens em comunidades rurais.
Mas para além das obras físicas, a Sedec também está levando conhecimento técnico diretamente aos municípios mais afetados pela falta de chuvas, com treinamento estratégicos e voltados para melhorar o tempo de resposta do Estado e municípios diante da estiagem prolongada, bem como a solicitação de recursos junto ao Governo Federal.
Assim, a equipe de Resposta da Defesa Civil está realizando o Capacita+ nos 4 polos do estado, abrangendo os 224 municípios piauienses, com o objetivo capacitar gestores, secretários e técnicos municipais para atuação qualificada na Operação Carro-Pipa, que garante o abastecimento emergencial de água em áreas atingidas pela seca.
O treinamento é para o uso adequado do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), uma ferramenta importante que ajuda os municípios nas solicitações de recursos federais a desenvolver ações eficazes no combate à seca.
A Defesa Civil do Piauí reforça que o enfrentamento à estiagem vai além das medidas emergenciais. O compromisso do estado é com soluções duradouras e estruturadas, que garantam dignidade e qualidade de vida a todos os piauienses impactados por essa realidade que, a cada ano, chega mais cedo e com mais intensidade.