Timon tem queda no índice de infestação da dengue, diz estudo
O levantamento foi realizado entre os dias 4 a 8 de agosto
Agora SimSaiu o resultado do terceiro LIRA (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) em Timon. A ferramenta de vigilância entomológica é utilizada para identificar áreas com maior ocorrência de focos do mosquito transmissor da dengue.
O levantamento foi realizado entre os dias 4 a 8 de agosto e apontou um índice de infestação do mosquito Aedes aegypti de 0,8, resultado inferior ao limite de 1,0 proposto pelo Ministério da Saúde, colocando o município em situação de baixo risco para transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika.
O primeiro levantamento em Timon foi realizado entre os dias 10 e 14 de março, tendo o resultado de 5.0. O segundo LIRA foi realizado entre os dias 12 a 16 de maio e teve o resultado de 1,4. O índice LIRA é calculado com base na quantidade de imóveis positivos (com larvas de Aedes aegypti) em relação ao total de imóveis inspecionados.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Timon, Iara Silveira, a redução expressiva no índice em relação aos levantamentos anteriores demonstra a efetividade do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, bem como o compromisso da população em eliminar focos do mosquito em suas casas e bairros.
“Mesmo com a redução no índice, não é hora de baixar a guarda, é hora de continuar tomando os cuidados, que devem continuar ao longo do ano”. reforça a diretora da Vigilância em Saúde.