Diplomação de Rafael e Professora Socorro ocorre nesta terça-feira em Timon

A solenidade será presidida pelo Juiz Rogério Monteles
Créditos do texto: Portal BDR Online

Acontece, nesta terça-feira (17), a diplomação dos eleitos - prefeito Rafael e a vice-prefeita Professora Socorro,  21 vereadores e mais dois primeiros suplentes de cada partido com representatividade no pleito de 6 de outubro último. O evento será no Cineteatro da Ifma,  em Timon, às 17h. 

Foto: Reprodução
Diplomação de Rafael e Professora Socorre ocorre no dia 17 de dezembro em Timon

A solenidade será presidida pelo Juiz Rogério Monteles, da 19° Zona Eleitoral de Timon, responsável pelo pleito deste ano.

De acordo com informações colhidas por este jornalista junto ao Fórum Eleitoral, autoridades no âmbito do município,  da justiça e do Ministério Público serão convidados para participarem e prestigiarem o evento, além de representantes da sociedade civil e a imprensa, para que o evento tenha ampla cobertura jornalística de veículos e mídias sociais. 

O local escolhido é bem amplo e um dos mais adequados para a solenidade,  pois além do espaço do Cineteatro possui área externa com grande pátio. 

Além do Prefeito eleito Deputado Rafael e a vice-prefeita Professora Socorro, serão diplomados os vereadores eleitos com representatividade na Câmara para o mandato de 2025/2028 e dois suplentes de cada partido. PDT: Márcio Sá, José Carlos Assunção e Felipe Andrade (vereadores eleitos), Vavá Schalcher e Diego do Gás (suplentes); PSB: Clara Ração, Marcos Moura e Thallis Monteiro (vereadores eleitos) Alynne Macedo e Edivar Ribeiro, (suplentes); UB, Thiago Carvalho, Ivan do Saborear e Lázaro Martins; (vereadores eleitos), Carlos Zangirolami e Celso Tacoani (suplentes); PSDB Amanda Pires e Uilma Resende (vereadores eleitos), Daniel Coimbra e Professora Vanda (suplentes); Avante: Da Luz Sete Estrelas e Coca do Matapasto (vereadores eleitos), Neto Peças e Katiucia Saldanha (suplentes); MDB: Ulisses Waquim, Lucas da Farmácia (vereadores eleitos); Francisco Torres e Jacy do Careca Bello (suplentes); PRTB: Pedro Augusto PA e Helder Kaik (vereadores eleitos) Irmão Francisco e Badu (suplentes); MOB: Chagas Cigarreiro e Juarez Morais (vereadores eleitos) Francisca Biu e Raimundo Bolota (suplentes); AGIR: Kaká do Frigosá (vereador eleito); Kelyane Gedeon e Jorge passos (suplentes); REP: Luís Barbosa (vereador eleito); Doutor Torquato e Vaqueiro Mucunan (suplentes).

Prestação de contas

A diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 garante a legitimidade dos futuros ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Por meio da Resolução nº 23.677, de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define que apenas as candidatas e os candidatos com registro aprovado podem ser diplomados. Ou seja, o deferimento do registro de candidatura é um requisito essencial para a diplomação.  

O artigo 32 da resolução dispõe que candidatas e candidatos com registro indeferido, mesmo que estejam com recursos em fase de julgamento (sub judice) na Justiça Eleitoral, não poderão ser diplomados. 

Situação regular

A obrigatoriedade do deferimento do registro de candidatura pela Justiça Eleitoral para a pessoa ser diplomada assegura que todas as candidatas e todos os candidatos habilitados a tomar posse nos respectivos cargos estejam com a situação legal plenamente regularizada. A medida reforça a transparência, a lisura e a legitimidade do processo eleitoral. 
 

*Matéria republicada do Site BDR Online.
Clique aqui e veja o texto original. 

Leia também