Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Microempreendedor Individual é a categoria que mais gera empregos em Timon

A Semdet divulgou um balanço sobre o quadro evolutivo de criação de novas empresas

Agora Sim

Os pequenos empresários representam 75,5% do empreendedorismo em Timon. O último balanço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdest) aponta o crescimento sustentável de empresas ativas, emprego, renda e aumento do Microempreendedor Individual (MEI).

Foto: DivulgaçãoMicroempreendedor Individual é a categoria que mais gera empregos em Timon
Microempreendedor Individual é a categoria que mais gera empregos em Timon

A Semdet divulgou um balanço sobre o quadro evolutivo de criação de novas empresas e geração de empregos em Timon, entre janeiro de 2022 a agosto de 2023. De acordo com os dados da Secretaria, em agosto do ano passado, Timon já somava 1.710 empreendimentos ativos no porte Microempreendedor Individual (MEI), sendo o maior modelo de negócio existente no município, seguido por Microempresa (446), Empresa de Pequeno Porte (90) e Média e Grande Empresa (43).

O número de empresas ativas em Timon cresceu 10,3% neste intervalo, com o setor de serviços como principal motor do crescimento econômico da cidade. Apesar dos desafios de criar o próprio negócio, o balanço da Semdest destaca que o aumento do número de MEIs foi de 10,8%, e isso “pode ser devido à facilidade de abertura e manutenção de um MEI, bem como à flexibilidade desse modelo de negócio”.

O balanço aponta que as ações adotadas para atenuar o desemprego entre os timonenses e atrair novos empreendimentos fez do MEI responsável por 59,1% do total de empregos em Timon, em agosto de 2023, sendo a categoria que mais emprega no município.

Vale ressaltar que formalizar atividades econômicas e individuais é um dos ofícios da Sala do Empreendedor, espaço da Prefeitura de Timon,que serve para facilitar a abertura de novas empresas, orientar e qualificar empreendedores. Graças a esse espaço é possível fazer um levantamento maior de empresas abertas ou extintas no município, entre outros dados.

Para visitar a Sala do Empreendedor é só se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdest). Rua Odilo Costa, n° 76 – Centro, ao lado do Sebrae, atendimento das 7h30 às 13h30.

Deixe o seu comentário!