Festejo de São Pedro no Poti Velho é patrimônio cultural imaterial do Piauí
Celebração tradicional de Teresina entra para o Calendário Oficial de Eventos do estado.
O governador Rafael Fonteles sancionou a lei nº 8.777, de 22 de agosto de 2025, que declara o Festejo de São Pedro do bairro Poti Velho, em Teresina, como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Piauí. A medida reconhece oficialmente a relevância histórica, religiosa e comunitária da celebração, que ocorre anualmente entre os dias 19 e 29 de junho. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado, nessa segunda-feira (25), e é de autoria da deputada Ana Paula (MDB).

Com a sanção, o festejo passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do estado, fortalecendo a visibilidade e garantindo apoio institucional para sua preservação. A celebração, marcada por procissões fluviais e manifestações religiosas, é considerada um dos mais tradicionais eventos populares da capital piauiense.
O Festejo de São Pedro é celebrado há pelo menos sete décadas pelos moradores do Poti Velho, às margens do Rio Poti, durante a cerimônia, fiéis acompanham a procissão fluvial, levando a imagem de São Pedro em um andor. Em seguida, participam de missa especial.
A celebração representa um marco de fé, resistência e pertencimento para a população local.