Governo do Estado apresenta São João do Maranhão na cidade de São Paulo
O evento é realizado por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma)
O Governo do Maranhão apresenta, nesta terça-feira (29), no vão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no espaço de eventos Villagio JK, em São Paulo, o São João do Maranhão. O momento contará com muita alegria, brilho e, é claro, as tradicionais batidas das matracas e pandeirões. O evento é realizado por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma), da Comunicação (Secom) e Turismo (Setur).
A intervenção cultural na Avenida Paulista será no vão da FIESP, com início às 10h e se estendendo até as 13h, com apresentação dos bois de Maracanã, de Sonhos e Companhia Barrica.

Às 19h, no Villagio JK, os três grupos realizarão apresentação ao trade turístico e a imprensa. O foco é consolidar uma das principais manifestações culturais do Maranhão no calendário brasileiro de festas, aumentar o fluxo de turistas e contribuir expressivamente para a geração de emprego e renda.
As exibições culturais em São Paulo levam ao público paulistano uma imensa riqueza de ritmos, cores e encantos do tradicional do nosso folclore. “Vamos levar as nossas atrações culturais a São Paulo, como foi no Rio de Janeiro. Temos uma infinidade de atrações culturais. Estamos tendo a oportunidade de mostrar, mais uma vez, o Maior São João do Mundo a importantes estados como São Paulo e Rio de Janeiro”, destacou o governador Carlos Brandão.
Atrativos naturais e culturais
O São João do Maranhão destaca-se nacionalmente pela mistura folclórica e cultural que reúne em uma grande festa tradições de origens indígenas e africanas.
As atrações incluem cinco sotaques (conjunto de ritmos e estilos) diferentes de bumba-meu-boi, a atração mais característica do período junino maranhense, além do cacuriá, quadrilha, grupos de tambor de crioula, entre outras manifestações culturais.
“O que estamos fazendo em São Paulo, é o lançamento do São João do Maranhão com o nosso governador Carlos Brandão, trazendo um pouquinho do que é o São João do Maranhão. Os pandeirões e as matracas soando, ecoando a nossa cultura, a nossa diversidade”, destacou o secretário de Cultura, Yuri Arruda.
Para a secretária de Turismo, Socorro Araújo, a divulgação do São João no mercado paulista tem uma forte repercussão na chegada de novos visitantes à capital maranhense e outros municípios. “O impacto no turismo é imediato, como já comprovamos nos anos anteriores. O governador Carlos Brandão tem tido sensibilidade para investir em ações que fortalecem nossa economia e nossa identidade cultural”, observou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
As festas espalham-se por todo o estado, da capital São Luís aos pequenos municípios do interior, onde o público pode conferir as apresentações nos arraiais, comprar o artesanato local e experimentar diversos pratos da culinária maranhense.