Adrenalina no treino do II Campeonato de Skate de Ladeira no Parque da Cidade
O treino foi especial, com atletas de todas as idades e entrega de medalhas aos participantes
A turma do skate não deixou passar em branco os 171 anos de Teresina. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Federação Piauiense de Skate (Fepisk) realizou no feriado da quarta (16) treino para o II Campeonato de Skate de Ladeira no Parque da Cidade, como é conhecido o Parque Ambiental João Mendes Olímpio de Melo, uma das sete áreas verdes da Prefeitura sob administração da Semam.
O treino foi especial, com atletas de todas as idades e entrega de medalhas aos participantes com melhor desempenho, além de música, mesas de frutas e um clima de confraternização familiar. O toque de emoção ficou por conta da homenagem à memória de Luisinho Torres, um dos pioneiros e maiores incentivadores do skate de ladeira piauiense. Luisinho, que faleceu precocemente, em maio de 2019, faria 45 anos no dia 9 de agosto e foi lembrado por todos e reverenciado por meio da presença de sua mãe, d. Dalvina Torres, que relembrou o quanto o filho gostava de praticar a modalidade no Parque da Cidade.
“Ficamos felizes em sediar a primeira edição do Campeonato, em junho, e de voltar a receber a Fepisk e todos os amantes do skate em uma data tão especial como é o aniversário da capital”, disse o secretário de Meio Ambiente, Luis André. “E foi uma surpresa para nós ouvir dos profissionais elogios às ladeiras do nosso Parque da Cidade, que cada vez mais confirma sua vocação como o endereço dos esportes praticados ao ar livre em Teresina”, completou Luis André.
“Além do apoio, o que encontramos aqui foi uma estrutura muita acolhedora organizada pela administração do Parque da Cidade e equipe da Semam para receber skatistas e suas famílias nesta manhã divertida”, declarou Carla Mata, secretária da Associação Teresinense de Skate e diretora de Comunicação da Fepisk, que é presidida por Thyago Costa, primeiro skatista profissional do Piauí. “Uma paisagem exuberante, sombra maravilhosa, um parque limpo e organizado proporcionaram uma atividade tranquila, sem nenhum incidente”, continuou Carla.
As crianças foram as estrelas do dia, com os melhores desempenho dos treinos. As idades variavam entre os 7 anos de Miguel Ernesto e os 12 de Ana Maria. Guilherme Soares, de 11 anos, surpreendeu ao vencer todas as 3 fases do treino. Entre os adolescentes, destaque para Eloá Morais, de 14 anos, e Carlito Reis, de 17. Já entre os adultos, brilharam o experiente Mirajá Vieira, de 46 anos, e Gustavo Fernandes, de 26, único skatista de freestyle que representa o Piauí fora do Estado mas que, na categoria Ladeira, também venceu todas as fases do treino, sendo campeão absoluto na categoria.