Atletas piauienses conquistam 21 medalhas na Copa Norte de Natação
Foram quatro medalhas de ouro, 11 de prata e seis de bronze
Seis atletas de clubes piauienses de natação conquistaram 21 medalhas na Copa Norte de Natação realizada no último final de semana, dias 27 e 28, em Macapá, no Amapá. Três dos medalhistas são beneficiários do Bolsa Atleta Piauí, programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria dos Esportes (Secepi).
Foram quatro medalhas de ouro, 11 de prata e seis de bronze. Um dos beneficiados que subiram ao pódio, Lucas Torres, da equipe GCB/Marquês, trouxe três ouros para o Piauí. A nadadora de 14 anos, Sophia Campelo, da equipe AABB, ganhou oito medalhas. Sendo uma de ouro, seis de prata e uma de bronze.
Em visita à Secretaria dos Esportes, Sophia falou do seu trajeto até o pódio. Segundo a atleta, nadar para competir veio com incentivo dos pais, quando tinha 12 anos e, logo na sua primeira participação nos Jogos Escolares Piauienses, ganhou a prata. “Neste ano estou mais confiante. Baixei todos os meus tempos e ganhei o primeiro lugar competindo com atletas de fora que têm acesso a maiores estruturas. Agora só paro quando chegar a disputar jogos olímpicos. Antes, quero ser campeã brasileira na minha participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e pretendo trazer bons resultados de lá”, disse.
Com relação ao auxílio financeiro do Bolsa Atleta, a nadadora é categórica. “Ajuda demais! Com esse apoio tenho oportunidade de academia, nutricionista, suplementos e uniformes. O que ajuda tanto no treino como nos tranquiliza por ter acesso a tudo isso”, comemora Sophia.
Já Arthur Carvalho, da Academia Eugênio Fortes, conquistou duas medalhas de prata. O atleta do clube SESC, Lucas Lima, ganhou seis medalhas. Três delas de prata e três de bronze e Aurélio Alves, da equipe AABB, ganhou dois bronzes.
A secretária Josiene Campelo parabenizou os atletas pelo desempenho. “Parabéns aos nossos atletas pela performance, onde conquistaram dezenas de medalhas. Essas vitórias são frutos do seu talento e dedicação e também do apoio dado pelo Bolsa Atleta que tem sido fundamental para garantir as condições necessárias para alcançar o mais alto rendimento. Continuaremos empenhados em apoiar e incentivar nossos atletas, visando sempre o sucesso em competições futuras", disse.
A Copa Norte de Natação, Troféu Leônidas Marques, contou com a participação de 284 competidores de sete estados da região norte.