Ex-Seleção Brasileira, Formiga dará pontapé inicial na Taça das Favelas em Timon
O evento acontece a partir das 8h, no Ginásio Francisco Carlos Jansen
A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Formiga, estará em Timon (MA) nesta segunda-feira (29) para participar da cerimônia de abertura da Taça das Favelas Piauí 2025. O evento acontece a partir das 8h, no Ginásio Francisco Carlos Jansen, e marca o início oficial da competição com a realização do Congresso Técnico.

Pela primeira vez, a Taça das Favelas contará com uma edição integrada entre Piauí e Maranhão, reunindo delegações dos dois estados em um momento inédito. A presença de Formiga, única atleta da história, entre homens e mulheres, a disputar sete Copas do Mundo e sete Olimpíadas é vista como um marco para o torneio, considerado um dos maiores do futebol de base no Brasil, com forte atuação em comunidades periféricas.
Referência e representatividade no esporte
Com uma carreira internacional consolidada, Miraildes Maciel Mota, a Formiga, se tornou um dos maiores nomes do futebol feminino mundial. Ao longo de sua trajetória, disputou Copas do Mundo de 1995 a 2019 e esteve presente em sete edições dos Jogos Olímpicos. Em 2016, foi homenageada com a Bola de Prata de Destaque no Futebol Feminino e teve sua história retratada em uma edição especial da Turma da Mônica, como símbolo de resistência e representatividade para meninas negras e de origem periférica.
Sua participação no evento reforça o compromisso da Taça das Favelas com ações afirmativas e o incentivo ao protagonismo feminino no esporte, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis.
Taça das Favelas 2025: integração regional e projeção nacional
A etapa estadual da Taça das Favelas 2025 contará com a participação de 32 seleções masculinas e cinco femininas do Piauí, além de equipes de nove municípios do Maranhão: Matões, Parnarama, São João do Sóter, Afonso Cunha, Caxias, Colinas, Cedral, Coelho Neto e Timon, que sedia a abertura.
Durante o Congresso Técnico, será apresentado o regulamento da competição, realizado o sorteio dos confrontos e promovida uma roda de conversa com Formiga. Jovens atletas terão a oportunidade de interagir com a ex-jogadora, tirar fotos e registrar vídeos, em um momento pensado para fortalecer o vínculo entre os participantes e suas inspirações no esporte.
Ao fim das competições estaduais, será formada uma seleção com os principais destaques de cada estado. Esses atletas seguirão para a fase nacional, prevista para ocorrer em outubro, em São Paulo.
Texto replicado de Geovanna Cardoso, do Portal Atualize. Clique aqui e veja a matéria original.