Aberta oficialmente a Campanha Agosto Lilás em Timon
Foco principal é a intensificação do diálogo e da conscientização sobre a violência contra a mulher
A Prefeitura de Timon realizou, na manhã terça-feira (8), a abertura de mais uma Campanha Agosto Lilás, que no município é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM). O evento marca o início de um mês cujo foco principal é a intensificação do diálogo e da conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
A solenidade aconteceu no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e contou com a presença da prefeita Dinair Veloso, além de outras autoridades municipais. O público presente assistiu a uma palestra com a delegada titular da Delegacia Especial da Mulher de Timon, Mariely Almeida, que afirmou: “É preciso entender o que é a violência contra a mulher, o que é a violência de gênero e especialmente o que é a violência doméstica, pra que a gente consiga identificar e, assim, defender a si mesma e a outras pessoas”.
Dentre as mulheres que assistiram à palestra, estava a vendedora Raquel Rocha, que falou da importância de participar desse momento de reflexão, sensibilização e mobilização. “É muito importante, porque às vezes a mulher acha que só é violência quando existe uma agressão física, mas na verdade tem várias formas de violência contra a mulher, como palavras, a forma de tratamento e tudo que prejudique o emocional e o psicológico dela”, conta.
Neste ano, o Agosto Lilás traz o marco da celebração dos 17 anos da Lei Maria da Penha, a qual desde que foi instituída tem promovido a proteção à mulher, o combate à violência e a punição de agressores. “Durante todo o mês de agosto, essa importante Lei é, de forma mais contundente, relembrada e debatida em diversos ambientes pela cidade. A violência contra o público feminino, muitas vezes, acontece de forma silenciosa, seja por medo ou por falta de conhecimento. Por isso, a Prefeitura de Timon adere à campanha e faz esse mês de intensificação das ações”, destaca a prefeita Dinair Veloso.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Kellyane Gedeon, acrescenta: “As informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre a nossa rede de proteção precisam ser multiplicadas, e o Agosto Lilás busca exatamente isso. Quanto mais as mulheres recebem as informações, mais elas se conscientizam tanto sobre as formas de violência como também dos serviços que o município disponibiliza”, afirma.
A programação da Campanha segue durante todo o mês, com ações integrativas, palestras, blitzen educativas, debates e promoção de serviços de saúde, beleza e lazer destinados à população feminina.
Rede de proteção à mulher em Timon
A rede de proteção à mulher timonense é formada pela parceria da Prefeitura, por meio de suas secretarias, com diversas instituições, como a OAB/MA, Tribunal de Justiça do Maranhão, Delegacia da Mulher, Polícia Militar (Patrulha da Penha), Ministério Público, Instituto Médico Legal, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, dentre outras. As mulheres que precisarem de atendimento podem se dirigir à sede da Secretaria da Mulher, localizada na Rua Higino Cunha, nº 497, Centro. No local, é disponibilizado atendimento psicólogo, assistente social, assessoria jurídica, promoção de cursos, dentre outros serviços.