Defesa Civil alerta para aumento de incêndios e queimadas no B-R-O BRO
Foram contabilizadas o total de 50 ocorrências no mês passado
A Defesa Civil de Teresina registrou, em agosto, um crescimento expressivo nos casos de queimadas e incêndios, tendência já esperada com a aproximação do período mais quente do ano, conhecido como B-R-O BRÓ. Foram contabilizadas o total de 50 ocorrências no mês passado, das quais 8 estão relacionadas a queimadas e incêndios, o dobro do registrado em julho, que teve 4 chamados.

Entre os tipos de ocorrências, as mais frequentes envolveram árvores e outras vegetações em risco ou queda (22). Na sequência, apareceram problemas em imóveis residenciais, como rachaduras ou alagamentos (16), incêndios e queimadas (8), ocorrências em vias públicas (2), além de casos pontuais de infestação de pragas (1), desapropriação de terreno (1) e contaminação e acidentes (1).
A zona Leste concentrou a maior parte dos atendimentos, com 16 casos, seguida pela zona Sul (15), zona Norte (14), zona Sudeste (3) e zona Rural (2). A evolução dos chamados ao longo do ano foi de 52 atendimentos em janeiro, 61 em fevereiro, 76 em março, 44 em abril, 35 em maio, 38 em junho, 34 em julho e 50 em agosto.
O balanço parcial de 2025 mostra que os registros de queimadas mais que dobraram de julho para agosto, passando de 4 para 8 chamados. O secretário da Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes, reforça a necessidade de atenção neste período. “Estamos intensificando as ações de monitoramento e orientação porque as queimadas, além de serem crime ambiental, representam riscos sérios à saúde da população e ao meio ambiente. É fundamental que a comunidade colabore, evitando qualquer prática que possa gerar focos de incêndio”, pontua o gestor.
A prática de queimadas é considerada crime ambiental e pode resultar em multas que variam entre R$ 1.500 e R$ 4.500, valor que pode dobrar em caso de reincidência. Para prevenir, a Defesa Civil orienta a população a não queimar lixo doméstico, restos de poda ou limpeza de terrenos; não jogar bitucas de cigarro ou fósforos em áreas de vegetação; e evitar acender fogueiras em áreas de mata.
Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil de Teresina pelos canais de denúncia: telefone 199 ou WhatsApp (86) 99514-2250.