Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Piauí
Os alertas são para as regiões centro-norte, sudoeste e sudeste piauiense.
O Centro de Gerenciamento de Risco da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para a incidência de chuvas intensas no Piauí. Dois alertas foram emitidos: alerta amarelo para chuvas intensas, grau de perigo potencial, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, vigente até esta terça-feira (12), às 10h. Foi divulgado também o alerta laranja de chuvas intensas com grau de perigo, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, também vigente até amanhã.
Os alertas são para as regiões centro-norte, sudoeste e sudeste piauiense. O INMET ressalta o risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o alerta deve ser levado bastante a sério e é essencial para que a população tenha uma conduta assertiva e protetiva. “Recebemos um alerta de padrão laranja, ou seja, de perigo real, circunscrito a toda a faixa do cerrado e toda a faixa do sertão, pegando a região do Matopiba e a região da divisa com a Bahia, Pernambuco, Tocantins e Maranhão. Esse alerta é de chuvas intensas para as próximas 24 horas. Há também um alerta de padrão amarelo entre fraco e moderado que alcança a região metropolitana de Teresina e toda a região da Confederação Valenciana, microrregião de Picos e Território dos Carnaubais", explica o gestor.
O climatologista acrescenta que os alertas precisam ser levados a sério porque, segundo ele, são indicativos de risco, não é apenas uma previsão de tempo. "E muita atenção para a data e vigência do alerta. Utilize todos os meios necessários para garantir a sua segurança. Evite buscar abrigos debaixo de árvores. Evite estar em áreas descampadas como campos de futebol, clubes, piscinas e açudes. Obedeça aos critérios de segurança para que você possa ter uma condução segura nas estradas e na sua residência”, conta Werton.
Regiões atingidas em cada alerta:
ALERTA AMARELO
Acauã
Agricolândia
Água Branca
Alagoinha do Piauí
Alegrete do Piauí
Alto Longá
Altos
Amarante
Angical do Piauí
ALERTA LARANJA
Alvorada do Gurguéia
Amarante
Anísio de Abreu
Antônio Almeida
Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barreiras do Piauí
Bertolínia
Bom Jesus
Bonfim do Piauí
Brejo do Piauí
Cajazeiras do Piauí
Canavieira
Canto do Buriti
Caracol
Cariri do Tocantins
Colônia do Gurguéia
Colônia do Piauí
Coronel José Dias
Corrente
Cristalândia do Piauí
Cristino Castro
Curimatá
Currais
Dirceu Arcoverde
Dom Inocêncio
Eliseu Martins
Fartura do Piauí