Defesa Civil participa de missão nacional para difusão de sistema de alerta
Foram divididos em 11 municípios prioritários nas regiões Sul e Sudeste
Os técnicos da Defesa Civil do Piauí, Michell Francisco e Wellington Sousa, finalizaram o treinamento no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.
Profissionais das Defesas Civis de diversas partes do Brasil estão unidos para difundir o novo sistema de alerta nacional, Cell Broadcast, que tem o objetivo informar imediatamente tanto a população quanto às autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de emergência.
Iniciando uma nova etapa, os técnicos, juntamente com a força tarefa da Defesa Civil Nacional, foram divididos em 11 municípios prioritários nas regiões Sul e Sudeste para a implantação do novo sistema de alerta para riscos e desastres. Michell Francisco e Wellington Sousa estão em Petrópolis (RJ) e Vitória (ES), respectivamente.
Segundo Wellington Sousa, a nova ferramenta vai auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais. “Nessa nova fase, estamos replicando aqui em Vitória todas as informações para a Defesa Civil Estadual do Espírito Santo, sobre o aplicativo, a ferramenta Cell Broadcast. Estamos fazendo uma capacitação com eles e repassando todos os conhecimentos que adquirimos”, explica.
Michell, que está na região serrana do Rio de Janeiro, fala sobre o trabalho de mapeamento e observação dos pontos de risco. “Estamos analisando as áreas que têm riscos acentuados, pois a cidade é dentro de um vale e tem muitos morros. Então, estamos visitando esses pontos e vendo o que pode ser replicado, estratégias que podem ser exportadas para o nosso estado, principalmente em regiões com picos e municípios que possuem áreas de risco”, diz.
Cell Broadcast
O Cell Broadcast tem o objetivo de informar o mais rápido possível à população. A ferramenta recebe via satélite a informação de possíveis situações de risco e envia para celulares, rádio, TV, e-mail e alto-falantes espalhados pelas cidades. Dessa forma, os cidadãos podem se proteger com velocidade e cuidado. Seu principal diferencial é a agilidade no repasse da informação, algo fundamental em situações críticas, para prevenir e mitigar as consequências de condições climáticas severas.
A nova tecnologia de alertas de riscos e desastres do governo federal é coordenada pela Defesa Civil Nacional, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom).
A Defesa Civil do Piauí possui, atualmente, um sistema de alertas via SMS. Por meio do envio de uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da localidade ou região para o número 40199, os cidadãos recebem diretamente no celular os alertas meteorológicos da Defesa Civil sobre a possibilidade de temporais, deslizamentos e inundações.