Em Portugal, Rafael volta a defender investimentos em hidrogênio verde
Governador participa de conferência internacional
O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (14), como palestrante da terceira edição da Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben), evento realizado no Hotel Tivoli, em Lisboa, Portugual. Na oportunidade, o chefe do Executivo piauiense defendeu o protagonismo do Piauí na pauta da energia limpa e que os investimentos no setor são o caminho para a nova industrialização do estado.
Rafael Fonteles participou da mesa de abertura e falou sobre como a transição energética é uma pauta central de suas ações de governo. “Hoje, o Piauí produz mais de 6 gigawatts em operação, com consumo de apenas 1 gigawatt. Nossa diretriz é promover este setor com um olhar para a industrialização. O hidrogênio verde será um veículo importante nesta transição energética e temos participado de eventos internacionais importantes porque acreditamos que temos uma potencialidade de atender uma demanda global, e o hidrogênio representa a industrialização do setor de energias renováveis. Queremos que nossa região se transforme em um hub de produção de hidrogênio, com possibilidade de se tornar um aglomerado de indústrias verdes”, afirmou o gestor.
Ainda durante a palestra, o governador explica que está levando o nome do Piauí para o mundo em busca de mais oportunidades de desenvolvimento socioeconômico. “Esta é mais uma oportunidade de apresentar o nosso potencial na área da energia limpa. Agora, em mais um momento, queremos atrair investimentos para o nosso estado, que vem se tornando uma referência no segmento”, acrescenta o governador.
Hidrogênio Verde no Piauí
O Governo do Piauí e as companhias europeias Green Energy Park e Solatio lançaram os dois maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo. As plantas industriais estão sendo instaladas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba, no litoral piauiense.
Ao todo, a Green Energy Park e a Solatio vão investir R$ 200 bilhões ao longo dos próximos anos, promovendo a geração de mais de 20 mil empregos e 20 GW de energia. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, com finalização das etapas seguintes até 2035.
Sobre a Coniben
A Coniben, que promove networking na articulação do Brasil e dos países da Península Ibérica na questão energética, permite um momento de discussão sobre o setor com painéis, palestras, exposições de projetos e outras atividades dentro da programação. O governador Rafael Fonteles participou do painel ao lado de Raimundo Carrero, embaixador do Brasil em Portugal; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia do Brasil; e Fernando Dueire, senador da República pelo Pernambuco.
A conferência promove um encontro entre especialistas, autoridades, pesquisadores, grandes empresários e dirigentes de negócios do Brasil, Portugal e Espanha. O objetivo é traçar um panorama geral sobre energias, colocando no debate assuntos como o processo de descarbonização, além da transição energética e consumo sustentável.