Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Estaiada ficará nas cores do arco-íris em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

A pasta é responsável pela iluminação pública de Teresina.

Redação do Agora Sim

A Ponte Estaiada João Isidoro França está iluminada com as cores do arco-íris desde a noite desta quarta-feira (28) até este domingo (2), em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, data importante para celebrar a diversidade e promover a inclusão social.

Foto: DivulgaçãoPonte Estaiada ficará nas cores do arco-íris até domingo em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
Ponte Estaiada ficará nas cores do arco-íris até domingo em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

“Nosso objetivo é conscientizar a sociedade sobre a luta, os direitos e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+. Esta é uma oportunidade para reconhecer e celebrar a diversidade, que inclui diferentes orientações sexuais, identidades de gênero e expressões individuais. A celebração do orgulho é uma afirmação de que todas essas identidades são válidas e merecem respeito”, destaca o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), João Duarte. A pasta é responsável pela iluminação pública de Teresina.

A sigla LGBTQIAPN+ contempla lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binários e outras identidades de gênero e orientações sexuais diversas.

“Infelizmente, a comunidade ainda enfrenta muito preconceito e discriminação. De acordo com o Relatório de Violência Homofóbica no Brasil, em 2020 foram registrados 237 homicídios de pessoas LGBTQIAPN+ no país. No entanto, é importante ressaltar que esses dados podem não refletir a totalidade de crimes cometidos, uma vez que muitos casos podem não ser reportados ou registrados adequadamente. Precisamos promover a conscientização para combater o estigma e isso envolve educar a sociedade. A Prefeitura de Teresina, em nome do nosso prefeito Doutor Pessoa, está sempre promovendo ações de combate a todo tipo de preconceito”, afirma o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.

Ações da Prefeitura de Teresina

Em Teresina, os serviços CREG (Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia) e Florescer, oferecidos pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), por meio da Prefeitura, funcionam de portas abertas para as mulheres trans, bissexuais, lésbicas e travestis. O objetivo é garantir o acesso dessas mulheres aos serviços de saúde, educação, assistência social, cultura e lazer, bem como prevenir e combater a violência e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Deixe o seu comentário!