Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Estudantes da rede estadual retornam ao Brasil após intercâmbio de 30 dias

O último grupo de vencedores do programa embarca para Singapura em janeiro de 2026

Agora Sim

Sorrisos, abraços e muitas histórias para contar marcaram a chegada dos estudantes intercambistas do programa “Do Piauí Para o Mundo”, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que retornaram ao Brasil nesse sábado (13), após um mês de imersão educacional internacional. Ao todo, 55 estudantes e 11 professores desembarcaram, sendo 15 alunos e três professores que retornaram da China, além de 40 estudantes e oito professores que vivenciaram a experiência nos Estados Unidos. A recepção ocorreu no Centro Cultural de Línguas, em Teresina, e contou com a presença do secretário Washington Bandeira, que deu as boas-vindas aos jovens e professores participantes do programa.

Durante um mês, os intercambistas enfrentaram o desafio de estudar em outro idioma, adaptar-se a novas rotinas e mergulhar em culturas radicalmente diferentes da sua.

Foto: DivulgaçãoEstudantes da rede estadual retornam ao Brasil após intercâmbio de 30 dias
Estudantes da rede estadual retornam ao Brasil após intercâmbio de 30 dias

“Na China foi uma experiência maravilhosa, até porque é uma cultura totalmente diferente, repleta de tradições e costumes que foram novidades para todos nós. A principal experiência que eu posso replicar na minha escola, além do incentivo para que aproveitem todas as oportunidades possibilitadas pela Seduc, é somar a metodologia de ensino que nós vivenciamos lá, de muito respeito e muito rico”, destacou Vinícius Guimarães dos Santos, professor do CETI Agnelo Pereira da Silva, de Teresina.

Para muitos, foi a primeira viagem internacional, uma travessia marcada pela superação da distância da família e pelo encantamento diante do novo. “A experiência de estudar por um mês nos Estados Unidos foi incrível. Poder conhecer três escolas de ensino médio e técnico foi algo maravilhoso. Tenho certeza que todas as aulas que tivemos, somadas às experiências em Harvard e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), mudaram a minha perspectiva de futuro”, disse Marco Aurélio Gomes, aluno do CETI Professor José Pacífico de Moura Neto.

Na China, os estudantes ficaram instalados no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (IDEAS), um dos principais centros de pesquisa do país nas áreas de economia digital e inteligência artificial. O contato com um ambiente de alta tecnologia, aliado à intensa troca cultural, proporcionou uma vivência acadêmica de excelência e despertou nos jovens o interesse por áreas estratégicas para o futuro do trabalho.

“Conhecer um país como a China mudou uma chave na minha cabeça. Foram dias incríveis, enriquecedores e que tenho certeza que vamos levar isso para toda a vida. Volto para casa determinado a me dedicar ainda mais no ramo de programação e IA, estudando e me qualificando nessa área que tanto me conquistou”, declara Kauan Cavalcante, aluno do CETI Dr. Agnelo Pereira da Silva.

Nos Estados Unidos, a comitiva piauiense participou de práticas imersivas em instituições de referência, como a Worcester Tech, a Doherty High School e a Framingham High School. Nessas escolas, eles mergulharam em trilhas formativas nas áreas de robótica, biotecnologia, marketing digital, empreendedorismo, automação e estética profissional, vivenciando metodologias que estimulam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico.

“Foram dias muito intensos, tempo suficiente para que nós pudéssemos mergulhar de verdade não apenas no conteúdo programático, mas também na cultura e modo de vida do país. Pontos que divergem e convergem com a nossa cultura. Foi um combo que me ajudou muito a expandir minha percepção de mundo a partir de agora”, pontua Luis Felipe Martins, do CETI Profª Angelina Mendes Braga, de Pedro II.

Segundo o secretário Washington Bandeira, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública conectada às demandas globais e às novas possibilidades de formação, destacando que, mais do que uma viagem, o intercâmbio representou um marco na trajetória dos estudantes, que retornam ao Piauí mais confiantes, maduros e conscientes de que a educação pode ser a ponte entre seus sonhos e o mundo.

“O retorno desses estudantes é motivo de muito orgulho para todos nós. Eles voltam trazendo na bagagem não apenas conhecimentos acadêmicos, mas experiências culturais, sociais e humanas que ampliam horizontes e transformam vidas. O Programa “Do Piauí para o Mundo” reafirma o nosso compromisso em oferecer oportunidades que conectam a educação pública do estado com o que há de mais inovador no mundo. Tenho certeza de que eles serão multiplicadores desse aprendizado em suas escolas, comunidades e no futuro profissional”, destacou o gestor.

Criado pelo Governo do Estado, o programa Do Piauí para o Mundo fortalece o ensino médio em tempo integral integrado à educação profissional, impulsiona a formação técnica e amplia oportunidades para os jovens piauienses. No total, 130 alunos e 26 professores foram premiados com intercâmbio educacional em seis países, incluindo Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. O último grupo de vencedores do programa embarca para Singapura em janeiro de 2026, fechando o ciclo de intercâmbios de 2025.

Deixe o seu comentário!