Estudantes piauienses embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul nesta quinta
O embarque está previsto para às 14h30, no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina.
Vinte estudantes e quatro professores vencedores da primeira edição do Seduckathon embarcam, na tarde desta quinta-feira (10), para um intercâmbio educacional na Korean IT Vocational College, na Coreia do Sul. O embarque está previsto para as 14h30, no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina.
As quatro equipes que estão embarcando são formadas por alunos dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Raimundo Pessoa (Monsenhor Gil), Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), Raimundinho Andrade (Campo Maior) e Conselheiro Saraiva (Batalha).
Rodrigo Torres, superintendente executivo da Secretaria da Educação, acompanhará os intercambistas, representando o secretário da Educação, Washington Bandeira, nas primeiras atividades no país asiático, que incluem uma imersão acadêmica e cultural.
Intercâmbio na Korean IT Vocational College
Os estudantes piauienses terão uma vivência de 30 dias na Korean IT Vocational College, uma instituição de destaque na Coreia do Sul, dedicada à preparação vocacional na área de tecnologia da informação. Fundada em 1998, a universidade é a primeira no país especializada em tecnologia com cursos inovadores.
Reconhecido como a melhor escola superior técnica do país, a Korea Vocational College preparou um curso específico para os estudantes do Seduckathon, que incluirá aulas de inglês, programação e uma imersão em um ambiente educacional avançado, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho global.
Os estudantes piauienses terão uma vivência de 30 dias na instituição, onde poderão aprofundar seus conhecimentos na área de TI e ampliar suas oportunidades profissionais.
O Governo do Piauí, por meio da Seduc, custeou todos os gastos da viagem, incluindo a emissão de passaportes, passagens, hospedagem e alimentação, além de fornecer materiais de estudo.
Os estudantes e professores também receberam kits de viagem que contêm notebooks, malas, roupas, cadernos e outros itens essenciais. Além disso, todos contarão com um seguro saúde para emergências e uma cota de 300 dólares para despesas pessoais.
Intercambistas nos Estados Unidos
Enquanto quatro equipes embarcam para a Coreia do Sul, as outras seis equipes vencedoras do Seduckathon continuam as atividades nas escolas Worcester Technical High School e Framingham High School, nos Estados Unidos.
“O nosso objetivo é que os intercambistas vivam uma experiência transformadora. Esses jovens terão a oportunidade de expandir seus horizontes, o que contribuirá para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Eles aprenderão sobre tecnologia e retornarão com novas perspectivas que beneficiarão o Piauí”, afirmou Washington Bandeira.