Feira do Cooperativismo do Piauí promove discussões sobre Economia Solidária
O tema desta edição é "Sustentabilidade, meio ambiente, agricultura e agronegócios"
A I Feira do Cooperativismo do Piauí iniciou na manhã desta sexta-feira (02). O evento, que objetiva fomentar a cultura cooperativista no Piauí, possui exposição aberta ao público além de uma programação completa com autoridades estaduais e nacionais.
O tema desta edição é "Sustentabilidade, meio ambiente, agricultura e agronegócios". Diante disso, a programação conta com grandes nomes do cooperativismo estadual e nacional.
Roberto Rodrigues, especialista em aperfeiçoamento em Administração Rural e ex-Ministro da Agricultura do Brasil entre os anos de 2003 e 2006, foi um dos convidados para dar grandes contribuições para os participantes.
“O cooperativismo para mim é uma paixão! Pelas possibilidades que ele permite ter. O Brasil tem potencial para virar um forte país cooperativista. No Piauí, um evento como esse promove grandes coisas! É a oportunidade para a população conhecer as cooperativas piauienses e os seus produtos”, enfatiza.
O Dr. Leonardo Eulalio, conselheiro da SESCOOP/PI e representante do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na feira, aponta que é essencial que as pessoas conheçam a cultura do Cooperativismo como forma de crescimento econômico, por isso a importância da FECOOP. “A economia e agricultura no Piauí tendem a ser promissores. Nossa intenção é aliar essa qualidade com a cultura cooperativista. Aqui temos exposição de todos os tipos de cooperativa. Cooperativa de serviços direcionados à saúde, educacionais, produtos, além das palestras. Conseguimos trazer personalidades muito importantes para gerar conhecimento”, explica.
O Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou as potencialidades do nosso Estado. “O Piauí tem grandes oportunidades de crescimento. Por isso a SADA acredita, fomenta e apoia eventos como este que promove a cultura cooperativista no nosso Estado e oportuniza os pequenos produtores”, pontua.
Para falar sobre Cooperativismo como alternativa para o crescimento profissional e social, o Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Welington Dias também participou da FECOOP como palestrante.
A programação da feira seguiu no sábado (3) com apresentações culturais e exposição aberta ao público até às 12h.