Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

FMS abre agendamento para primeira dose da vacina contra a dengue em Teresina

Segundo o Ministério da Saúde, elas estão disponíveis para pessoas de 10 a 14 anos.

Agora Sim

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre hoje (20), a partir das 10h, vagas de agendamento para a primeira dose da vacina contra a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, elas estão disponíveis para pessoas de 10 a 14 anos. O agendamento pode ser feito pelo site https://vacinateresina.fms. pmt.pi.gov.br/ .

Foto: DivulgaçãoFMS faz chamamento para a segunda dose da vacina contra a dengue
FMS faz chamamento para a segunda dose da vacina contra a dengue

As vagas correspondem ao último lote de 7 mil doses recebidas pela FMS. A coordenadora de vacinação do ente, Emanuelle Dias, explica que antes da abertura foi preciso realizar um novo treinamento com os profissionais responsáveis ​​pela aplicação, pois o quantitativo de doses exigirá a abertura de novas salas. “Temos um total de 57.785 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos em Teresina, e até o momento, 6.974 já tomaram a primeira dose da vacina”, informa.

A coordenadora lembra que o esquema de vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. “Se uma pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal”, esclarece Emanuelle Dias.

No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Já a segunda dose está disponível por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Os postos de vacinação estão espalhados por todas as zonas da cidade. Na zona Leste, a vacina está disponível na UBS Santa Isabel e no Teresina Shopping, das 13h às 18h. Na zona Sudeste, basta procurar a UBS Carlos Alberto nos turnos da manhã e tarde; na zona Norte, UBSs Poty Velho e Parque Brasil; e na zona Sul, UBSs Cristo Rei, Lourival Parente e Porto Alegre.

A FMS intensifica as ações de combate à doença em janeiro, mas o trabalho de vigilância acontece durante todo o ano. Em caso de suspeita de mancha, a recomendação é de que a pessoa se dirija à uma das 92 Unidades Básicas de Saúde de Teresina, para ser avaliada e receber o tratamento médico adequado.

Deixe o seu comentário!