Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Geólogos iniciam segunda etapa de monitoramento das áreas de risco em Teresina

Com base nos resultados, as áreas analisadas serão classificadas em níveis

AGORA SIM

Os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), deram início à segunda etapa do monitoramento das áreas de risco em Teresina. O trabalho envolve o mapeamento detalhado de regiões vulneráveis a eventos geo hidrológicos, como inundações e deslizamentos de terra. Com base nos resultados, as áreas analisadas serão classificadas em níveis de risco médio, alto e muito alto.

A ação segue até o dia 22 de fevereiro, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais da cidade. O trabalho conta com o apoio da Defesa Civil de Teresina, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), e das Superintendências de Desenvolvimento Urbano e Rural (SDUs).

Foto: DivulgaçãoGeólogos iniciam segunda etapa de monitoramento das áreas de risco em Teresina
Geólogos iniciam segunda etapa de monitoramento das áreas de risco em Teresina

Segundo o geólogo, Marcos Oliveira, que integra a equipe de monitoramento, esse mapeamento é essencial para evitar tragédias e garantir segurança à população. “Nosso objetivo é fornecer um diagnóstico detalhado sobre as áreas mais vulneráveis da cidade, permitindo que as autoridades adotem medidas preventivas eficazes. A partir desse estudo, será possível planejar intervenções que minimizem os impactos de possíveis desastres naturais, como deslizamentos e enchentes”, explicou.

Nesta quarta-feira (12), os técnicos estiveram nas zonas Sudeste e Sul da capital, acompanhados pelo secretário municipal da Defesa Civil, coronel José Nunes. O secretário destacou a importância do trabalho realizado pelo SGB para a gestão de riscos no município.

“O monitoramento realizado pelos especialistas do SGB é fundamental para que possamos agir de maneira preventiva. Com essas informações, poderemos direcionar investimentos e medidas que reduzam os riscos e protejam a população, especialmente diante das mudanças climáticas”, afirmou o gestor.

Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)

Após a conclusão do mapeamento e da análise do cenário, será elaborado o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), um documento que orientará a implementação de medidas estruturais e não estruturais para mitigar os riscos identificados. Entre as ações previstas, estão obras de infraestrutura, melhorias no saneamento e estratégias para evitar ocupações em áreas de risco.

Parceria com o Programa Periferia sem Risco

Teresina foi contemplada pelo programa Periferia sem Risco, iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades. O programa visa reduzir os impactos de desastres naturais em áreas vulneráveis, fortalecendo o planejamento urbano, revisando metodologias de avaliação de risco e capacitando profissionais para atuar na mitigação de desastres, especialmente diante dos desafios impostos pela crise climática.

Bairros monitorados

As áreas contempladas pelo mapeamento incluem bairros das zonas urbanas e rurais de Teresina:

Zona Sudeste: Jardim dos Pássaros, Vila Washington Feitosa, Curva São Paulo, Loteamento Parque do Sol, Mariana Fortes, Redonda, Vila Verde, Comprida;

Zona Sul: Vila Ferroviária, Ilhotas, Porenquanto, Parque Vitória, Areias, Santo Antônio, Vila da Paz, Ocupação Terra Prometida, Vila Nova Parnaíba, Prainha, Loteamento Jataí, Portal da Alegria, Torquato Neto, Brasilar, Pedra Miúda, Vila Irmã Dulce, Palitolândia, Vila Santa Cruz;

Zona Norte: Aroeiras, Santa Rosa, Parque Brasil, Cidade Industrial, Santa Maria da Codipi, Edgar Gayoso, Nova Brasília, Itaperu, Água Mineral, Vila Cristalina, Poty Velho, Mocambinho, Bom Jesus, Buenos Aires;

Zona Leste: Satélite;

Área Rural: Santana, Parque Bumerangue, Chapadinha, Alegria, Poção, Cantinho Sul, Chapadinha Sul, Serafim, Cebola, Angolar, Formosa, Boquinha, Santa Rosa, Taboca do Pau Ferrado, Lagoa da Mata, Fazenda Nova, Lagoa de Dentro, Mano Gayoso, Cancela, Matapasto, Povoado Santa Helena, São Vicente, Nova Laguna, Santa Luz, Boqueirão.

Deixe o seu comentário!