Grande público comparece ao segundo dia de Zé Pereira de Timon 2024
Espaço onde aconteceu a festa foi estruturado com banheiros químicos, camarotes, arquibancada, e etc
O segundo dia de Zé Pereira de Timon atraiu uma verdadeira multidão neste domingo (28) e ficará marcado na história do pré-carnaval da cidade. Realizado pela Prefeitura de Timon, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), o evento tradicional tem o objetivo de fomentar a cultura e a economia da cidade. O espaço onde aconteceu a festa foi estruturado com banheiros químicos, camarotes, arquibancada, espaço saúde, praça de alimentação, espaço acessibilidade e muita segurança.
Atrações nacionais e locais fizeram a alegria do público, que compareceu em peso. Moradores de Timon e de cidades vizinhas curtiram a festa. Valdinar Soares trouxe o bloco dele junto com a bateria da Brasa Samba, de Teresina. “Eu venho para o Zé Pereira desde 1978. Esse ano está perfeito, aqui nesse lugar pegou! Meu muito obrigada à prefeita Dinair, que é uma verdadeira foliã. É muita alegria e muita folia!”, afirma.
A grande novidade desta edição foi a mudança do corredor da folia para o prolongamento da Avenida Piauí. Por ser mais amplo, o novo espaço proporcionou melhor acomodação para barracas e melhor percurso para os trios elétricos, além de manter um trânsito livre de grandes transtornos no centro da cidade, pois o acesso pelas três pontes entre Timon e Teresina estava liberado. “Venho todo os anos, e eu amo essa festa! Esse ano ‘tá’ muito melhor nesse local. Tá muito organizado e tudo lindo!”, afirma Dalmiran da Cruz.
Um dos pontos mais importantes da festa foi a segurança. A Prefeitura de Timon preparou estrutura de videomonitoramento e, por dia, mais de 400 homens estiveram distribuídos e posicionados por todo o corredor da folia e no entorno do evento, para proporcionar uma festa segura e cheia de muita alegria e diversão. Para isso, atuaram de forma conjunta e integrada a Guarda Civil Municipal de Timon, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Trânsito de Timon – Smtrans e Corpo de Bombeiros, além de segurança privada.
O Zé Pereira é também oportunidade de renda para muitos timonenses. Foram sorteados pelo Poder Público Municipal 150 espaços, distribuídos no corredor da folia, cada um deles com 4 metros, onde os comerciantes puderam, durante os dois dias de Zé Pereira, montar suas barracas, vender seus produtos, comidas e bebidas e, assim, fazer uma renda extra. Uma delas foi a Dona Maria de Jesus, que vende cachorro quente. “Desde o primeiro Zé Pereira, ‘tô’ aqui. Amei tudo, o novo espaço, tá tudo incrível! A venda tá ótima, nota 10!”, comemora.
Além da renda extra, os barraqueiros que possuem filhos menores puderam trabalhar sem a preocupação de ter que encontrar alguém para cuidar das crianças. A Prefeitura preparou o Espaço Criança Protegida para o acolhimento provisório dos filhos de barraqueiros, durante os dois dias de festa. A estrutura foi montada na Escola Municipal de Ensino Infantil Hilda Parentes, localizada na Avenida Herculano dos Santos, Residencial Primavera.
A agitação no corredor da folia foi garantida pelas atrações nacionais Parangolé e Xanddy Harmonia, além das atrações locais, como Banda Triballes e Sandro Júnior.