Homicídios dolosos no Piauí têm queda de 11,71% em 2024
O estado registrou o menor número de vítimas desde 2020, consolidando a queda dos índices
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, nesta terça-feira (7), os números de homicídios dolosos registrados em 2024, apontando uma redução significativa. Foram 573 casos em todo o estado, representando uma queda de 11,71% em relação a 2023, quando ocorreram 649 homicídios, e de 21,4% em comparação a 2022, que contabilizou 729 registros. Os dados foram levantados pela Gerência de Análise Criminal e Estatística e pela Gerência de Dados Cartográficos (DATASSP).
Para o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a redução reflete o esforço conjunto das forças de segurança e o aprimoramento das estratégias de combate ao crime. “Pelo segundo ano consecutivo, conseguimos reduzir os principais indicadores de violência no Piauí. Ontem anunciamos a diminuição no número de latrocínios, e agora comemoramos uma queda nos homicídios dolosos. Esses avanços são frutos do trabalho integrado e do uso cada vez mais eficiente da inteligência policial”, afirmou o gestor.
A diminuição nos homicídios dolosos está associada ao reforço do policiamento ostensivo e ao emprego de tecnologias que permitem uma atuação mais precisa e preventiva. Para João Marcelo Brasileiro, gerente de Análises Estatísticas e Criminais da SSP-PI, o foco em regiões com maior índice de criminalidade tem sido fundamental.
“A integração entre as forças de segurança e o monitoramento constante dos dados criminais permitiram avanços expressivos. Nosso trabalho é pautado em estratégias baseadas em dados, o que garante uma aplicação mais eficiente dos recursos e uma resposta ágil aos desafios”, destacou João Marcelo.