Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco está entre os melhores do Brasil

A conquista foi repercutida pelo governador Carlos Brandão

Agora Sim

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, localizado no município de Timon, conquistou reconhecimento nacional ao integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo levantamento inédito divulgado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O estudo foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Foto: Reprodução/MarrapáHospital Regional Alarico Nunes Pacheco está entre os melhores do Brasil
Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco está entre os melhores do Brasil


A conquista foi repercutida pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais. “Esse reconhecimento nacional reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a qualidade do atendimento no SUS e a dedicação da nossa equipe de saúde”, destacou.

A lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil considera critérios técnicos e assistenciais rigorosos, como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva, tempo médio de internação, além de indicadores de eficiência, compliance e satisfação dos pacientes. Foram avaliados hospitais federais, estaduais e municipais, com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, no período de agosto de 2024 a julho de 2025.

“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho sério, baseado em gestão responsável, qualificação das equipes e investimentos contínuos na rede pública de saúde. O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco cumpre um papel fundamental para Timon e região, e estar entre os melhores do país demonstra que é possível fazer saúde pública de qualidade, com eficiência e humanização, fortalecendo cada vez mais o SUS no Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco oferta especialidades médicas em Cirurgia Geral, Ortopedia, Clínica Médica, Pediatria Clínica e Obstetrícia. A unidade também conta com 10 leitos de UTI adulto e outros 10 leitos de UTI neonatal, quatro salas cirúrgicas e máquina de hemodiálise na UTI.

A presença de UTI geral e UTI neonatal sustenta o cuidado a pacientes críticos, reforçado pela ampla realização de triagem neonatal. Complementarmente, o hospital dispõe de robusto apoio diagnóstico e terapêutico, com grande volume de exames laboratoriais, radiológicos, ultrassonográficos, tomografia, ressonância e métodos cardiológicos, além da oferta consistente de consultas especializadas, configurando um serviço hospitalar integrado, resolutivo e de alta demanda assistencial.

Em 2025, a unidade hospitalar do Governo do Estado realizou 6.299 internações hospitalares, 4.582 procedimentos cirúrgicos, 1.890 atendimentos em Clínica Obstétrica, 26.225 atendimentos de Urgência e Emergência, 11.521 procedimentos com finalidade diagnóstica de triagem neonatal, 14.209 consultas médicas especializadas e 209.585 atendimentos de apoio diagnóstico e terapêutico.

Segundo a diretora-geral do Hospital Regional de Timon, Ana Patrícia Bringel, a unidade celebra o reconhecimento, que é resultado de compromisso e trabalho. “Significa que o hospital apresenta alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente. Isso nos incentiva a buscar constantemente a melhoria dos indicadores de saúde, com cuidado seguro, respeitoso e humanizado em todas as etapas da assistência prestada no serviço de saúde”, afirmou.

O reconhecimento nacional reafirma o fortalecimento da rede pública estadual e o compromisso do Governo do Maranhão com a ampliação do acesso, a qualificação dos serviços e a melhoria contínua da assistência à população de Timon e de toda a região. 

A pesquisa segue agora para uma nova etapa de refinamento, que definirá os dez melhores hospitais públicos do país, a serem anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa conjunta das cinco entidades parceiras.

Deixe o seu comentário!