Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Incêndio de grandes proporções é extinto na cidade de Batalha

As chamas assustaram populares, devido a proximidade com residências

Agora Sim

Na noite do último sábado (11), o 3º subgrupamento do CBMEPI na cidade de Esperantina, foi acionado para realizar o combate a um incêndio em vegetação de grandes proporções no município de Batalha. As chamas assustaram populares, devido a proximidade com residências.

Foto: DivulgaçãoIncêndio de grandes proporções é extinto na cidade de Batalha
Incêndio de grandes proporções é extinto na cidade de Batalha

Prontamente, as equipes do 3º subgrupamento se dirigiram até o local da ocorrência, solicitando apoio para a guarnição de incêndio da Operação Protetor dos Biomas 2025, e para as equipes do 6º grupamento de Bombeiros Militar do CBMEPI, na cidade de Piripiri. De acordo com o relato de populares, o fogo teve início por volta das 14h24 do sábado (11), e se estendeu por toda a madrugada do domingo (12), atingindo uma área estimada de quase 130 hectares de vegetação.

Com apoio da Prefeitura de Batalha, do monitoramento via satélite das áreas afetadas, realizado pelo Corpo de Bombeiros, e da atuação estratégica das equipes, o incêndio foi extinto nas primeiras horas deste domingo (12), após cerca de 16 horas de combate. De acordo com o sargento Thiago, bombeiro militar da guarnição de incêndio da Operação Protetor dos Biomas, os militares enfrentaram alguns desafios durante a operação.

“Com apoio do monitoramento via satélite, atendemos os bairros Santa Cruz e Santa Fé, localizados em regiões mais altas, de morros íngremes, mata seca e de difícil acesso. Para o combate, utilizamos água, sopradores, e técnicas de contra-fogo, que possibilitaram o combate tanto na região de mata quanto na região urbana. Os prejuízos registrados, foram ambientais, com a queima de vegetação e queima de parte de um pasto. Ninguém se feriu e o fogo não atingiu as residências”, garantiu o sargento Thiago.

A coordenação estratégica das ações no município, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, e pelo comando operacional do Corpo de Bombeiros, também fez a diferença para o sucesso da operação. “Quando o fogo começou a avançar em direção às residências, todas as equipes envolvidas, incluindo o 6º grupamento de Piripiri, e os militares da guarnição dos protetores dos biomas, chegaram no local com rapidez e deram suporte ao combate, que já vinha sendo realizado pelo subgrupamento de Esperantina. O excelente tempo-resposta possibilitou essa proteção do patrimônio da população”, esclareceu o Cabo Albuquerque, bombeiro militar e integrante da coordenação da Operação Protetor dos Biomas 2025.

No momento, equipes do Corpo de Bombeiros Militar continuam no município, realizando através de satélite, o monitoramento de focos de incêndio ainda ativos, mas já controlados.

“Cada foco controlado representa o resultado dessa integração, da inteligência no planejamento, e na dedicação das equipes que estão na linha de frente, protegendo vidas, comunidades e o meio ambiente”, finalizou o sargento Thiago.

Deixe o seu comentário!