Inscrições para cursos da Uapi podem ser realizadas até sexta
Os estudantes da rede estadual têm até a próxima sexta-feira (16), para efetuar as inscrições
Foram prorrogadas as inscrições do processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de Tecnologia em Energias Renováveis e Tecnologia em Sistemas Para Internet da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) . Os estudantes da rede estadual têm até a próxima sexta-feira (16), para efetuar as inscrições.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão sendo ofertadas 3.100 vagas nos polos da Uapi, localizados em 61 municípios piauienses. Os cursos acontecem na modalidade à distância com mediação tecnológica e têm duração de dois anos e meio.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente de forma on-line. O edital e plataforma de inscrições estão disponíveis em: https://neadseletivos.uespi.br/selecoes/edital/001-2023/39.
As inscrições são gratuitas para os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, desde que apresentem certificado ou diploma de conclusão do ensino médio até a data da matrícula. Os candidatos poderão optar por concorrer no processo seletivo pelo sistema de reserva de vagas por cotas.
A publicação do resultado da seleção da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) está prevista para ser divulgado em 11 de agosto de 2023.
A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, destaca o empenho do órgão no planejamento da oferta de cursos para os estudantes. “A população pode se preparar para receber mais fomento ao ensino. Buscaremos estar mais próximos ainda dos polos da UAPI trazendo mais reforço, mais estrutura e mais oportunidade de cursos para os cidadãos”, afirma a superintendente.
Uapi
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) e atua em parceira com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). “Estamos fortalecendo a parceria entre Seduc e Uespi para o aperfeiçoamento do nosso ensino na Uapi”, declara o secretário da Educação, Washington Bandeira.
A Uapi, criada por meio de Decreto nº 16.933 de 16 de dezembro de 2016 e, posteriormente, pela Lei Nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021, é um programa de ensino voltado ao desenvolvimento da educação à distância para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.