Instalação de internet 5G pode ser iniciada a partir desta segunda
A iniciativa é coordenada pelo Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho
O município de Timon é um dos 13 do Maranhão a serem contemplados com a autorização para o início da instalação da cobertura 5G de internet. No Brasil 347 cidades, sendo 103 na região Nordeste, foram contempladas com a medida. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a antecipação da liberação da faixa de 3,5 GHz para esta segunda-feira (27).
A iniciativa é coordenada pelo Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho. “Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, completou o ministro.
As liberações foram feitas após a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também assegura investimentos das operadoras vencedoras na distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
Na prática, pesquisas de satisfação devem ser realizadas junto à população para um diagnóstico o mais completo possível da situação.
A expectativa é que a quinta geração de redes móveis ofereça uma velocidade de transmissão de dados e capacidade muito maior do que o 4G utilizado atualmente. Dessa forma, será possível dar eficiência e potencializar atividades do cotidiano.
Em uma perspectiva mais ampla, devem surgir novos segmentos de mercado em um mundo cada vez mais conectado. O 5G já incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias e por sua baixa latência permitirá a troca de informações quase que instantâneas entre os aparelhos e as nuvens de armazenamento de dados.