Instituto de Metrologia fiscaliza produtos em alta no período de Dia dos Pais
A ação acontece em Teresina e será estendida para municípios do interior do Estado
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou, na segunda-feira (4), a Operação Dia dos Pais, voltada para a fiscalização de produtos em alta nesse período. Estão sendo fiscalizadas itens como roupas e ferramentas elétricas, bastante procurados para presentear os pais. A ação acontece em Teresina e será estendida para municípios do interior do Estado.

A fiscalização de roupas visa garantir que os produtos têxteis comercializados no Piauí estejam em conformidade com as normas técnicas e regulamentos estabelecidos. É necessário exibir na etiqueta do produto os seguintes itens: composição têxtil, CNPJ do fabricante, país de origem, tamanho, razão social e modelo de secagem e lavagem, em português. Se a roupa for importada, é necessário uma dupla etiquetagem – com as informações descritas em língua estrangeira e português.
No caso das ferramentas elétricas, estão sendo verificadas furadeiras e parafusadeiras. Nesse tipo de material, é obrigatória a logomarca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) na tomada do produto elétrico.
De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, o objetivo da ação é garantir que os filhos possam presentear seus pais com segurança. “Nessa data tão especial, o Imepi quer assegurar que os papais possam aproveitar esse momento em família sem sustos. Por isso, nosso setor de Qualidade estará em campo, na capital e municípios vizinhos, fiscalizando produtos em alta neste período do ano”, explicou o gestor.
A fiscalização acontece até sexta-feira (8). Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denuncia por meio do app Fala Consumidor, disponível para Android ou iOS, além do WhatsApp da ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.