Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Levantamento aponta risco médio de infestação do Aedes aegypti em Timon

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%

Redação do Agora Sim

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 10 a 14 deste mês pela coordenação do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) em Timon, aponta risco médio para a infestação, com um índice de 1.9%.

Realizado em toda a área urbana da cidade, o levantamento tem a finalidade de identificar focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo o coordenador de Combate às Endemias da SEMS, Dolamito Marques, esse percentual significa que o município está em situação intermediária de risco e que a população precisa continuar fazendo sua parte.

“Esse índice nos alerta a redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, especialmente nas residências, onde a população precisa continuar fazendo a sua parte, cuidando dos seus quintais, não deixando acumular lixo, nem água”, ressalta Dolamito Marques.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4.

“Em Timon, o poder público investe constantemente em ações de combate à proliferação do Aedes aegypti, e a população – que tem contribuído – também precisa manter os cuidados. Assim, conseguiremos reduzir ainda mais esse índice, até atingir o percentual considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%”, como já aconteceu diversas vezes no nosso município”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

O LIRAa é um levantamento que permite o conhecimento, de forma rápida e por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes. Assim, é feito um mapeamento rápido, identificando os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Ele permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Deixe o seu comentário!