Levantamento mostra que balneários potencializam economia timonense
Os dados coletados foram sintetizados em um relatório técnico referente aos meses de maio e junho
O Programa Caminho das Águas da Prefeitura de Timon, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDEST), tem contribuído para o desenvolvimento sustentável e organizado dos balneários localizados na zona rural do município.
A SEMDEST e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a participação de estagiários do Programa Agentes Jovens Ambientais, realizaram visitas, em ritmo de força-tarefa, aos balneários da região, onde aplicaram um questionário com abordagens sociais, econômicas e ambientais. Além disso, foi feito o georreferenciamento dos mesmos para estruturação do aplicativo que facilitará o acesso a informações sobre os mais diversos empreendimentos.
Os dados coletados foram sintetizados em um relatório técnico referente aos meses de maio e junho de 2022. Foram identificados 33 balneários, sendo 31 ativos e dois inativos. Os balneários visitados ocupam basicamente quatro bacias, sendo elas a Bacia do Riacho das Pombas, Bacia do Riacho Itaguará, Bacia do Riacho Gameleira e a Bacia do Riacho Bacurí. Os acessos são pelas BRs 316 e 226, além da MA 40.
De acordo com o levantamento, por semana, os balneários de Timon recebem cerca de sete mil pessoas, uma média de 28 mil pessoas por mês. Os turistas são dos mais diversos lugares, com destaque para Teresina (PI), Timon e Caxias (MA). Os visitantes também vem de Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Brasília (DF), São Luís (MA), Parnarama (MA), Matões (MA), além de outros países como, por exemplo, os venezuelanos.
Outra constatação foi em relação à quantidade de pessoas trabalhando nos empreendimentos. Prevalecem os arranjos familiares e pessoas contratadas na própria comunidade, gerando 245 postos de trabalho diretamente nas atividades de atendimento, cozinha, caixa, limpeza, manutenção, entre outras. No segmento se somam os músicos, fornecedores e motoristas de aplicativos que atuam de forma secundária, motivados pela atividade econômica desenvolvida nos balneários.
Sobre o volume de recursos arrecadados por semana, na soma de todos os 31 balneários, tem-se o valor bruto próximo de R$ 140 mil por semana, ou seja, algo da ordem de R$ 560 mil por mês. Esse é o valor gasto pelos visitantes nos balneários que impactam positivamente na arrecadação do município.