Mutirão de limpeza intensifica ações e recolhe dezenas de toneladas de lixo
Os trabalhos têm previsão de conclusão para o dia 10 de janeiro.
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro, através da Coordenação de Serviços Urbanos, desde o dia 27 de dezembro, realiza uma operação de limpeza e zeladoria. Aproveitando o período de férias e o fluxo de veículos e pedestres menos intenso típico do início de ano, uma força-tarefa composta por 120 agentes de limpeza está nas ruas para garantir a manutenção das zonas Norte e Sul da região central. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e têm previsão de conclusão para o dia 10 de janeiro.
A operação abrange um perímetro estratégico, atacando oito pontos simultâneos que se estendem da avenida Maranhão subindo até a avenida Miguel Rosa, tendo como limite a avenida Joaquim Ribeiro. As equipes se dividem entre serviços de capina, varrição e, principalmente, a remoção de entulhos.
O desafio do descarte irregular
Apesar do empenho das equipes, que só paralisaram as atividades nos feriados do dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, o maior desafio encontrado tem sido o recolhimento de material descartado irregularmente pela população.
O cenário encontrado pelos agentes revela um problema crônico de conscientização: dezenas de toneladas de lixo estão sendo retiradas das vias. O volume é composto não apenas por resíduos naturais, mas por uma mistura de poda de árvores, móveis velhos e lixo doméstico, todos despejados em locais proibidos, dificultando a logística e encarecendo o processo de limpeza urbana.
Poda alta e revitalização de praças
Paralelamente à limpeza do chão, uma equipe especializada em poda alta atua para garantir a segurança e a estética das áreas verdes. O serviço já contemplou pontos importantes como a Praça Rio Branco, a região do Fripisa e a Praça João Luís.
Atualmente, a equipe de poda concentra seus esforços na avenida Miguel Rosa, atuando no trecho compreendido entre a avenida Maranhão e o cemitério São José, melhorando a visibilidade e a iluminação da via.
A ação reforça o compromisso da gestão em manter o Centro preservado e limpo, mas serve também como um alerta para a necessidade de colaboração da população no descarte correto de seus resíduos.
