Período chuvoso segue irregular no Piauí e Defesa Civil alerta para cuidados
As chuvas devem seguir irregulares até maio.
O período chuvoso no Piauí teve início no fim do ano passado e segue irregular, com dias de intensa umidade, o que contribui para a ocorrência de dias chuvosos sequenciais. Como é o caso do que está previsto para acontecer nesta semana em toda a região metropolitana de Teresina.

De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, as chuvas devem seguir irregulares até maio. “Do ponto de vista climatológico, o período chuvoso se estende até abril na região Centro-Norte e até maio na faixa litorânea, porém, em condições de irregularidade fica muito difícil estimar o término. De qualquer forma, nós já temos modelos que colocam chuva ligeiramente acima da média no mês de março no estado do Piauí. Então, isso leva a crer que teremos um período satisfatório até a primeira quinzena de abril”, afirma.
Os dias mais quentes da semana passada deram lugar a uma semana chuvosa para a Grande Teresina. Nesta segunda-feira (17), a capital amanheceu com precipitação intensa. A zona leste, de acordo com Werton Costa, registrou 30 milímetros. Em outras regiões, houve a ocorrência de 10 milímetros e 15 milímetros, segundo as informações coletadas nas estações pluviométricas da Defesa Civil ou RedeColab.
Diante de chuvas intensas, a população deve permanecer em alerta e seguir as orientações: evitar áreas de risco, como encostas, pontes e locais propensos a alagamentos. Em caso de emergência, ligar para os números de atendimento de urgência e seguir as instruções de segurança.
Números dos serviços de emergência
Defesa Civil: 199 e (89) 99450-6787
Corpo de Bombeiros: 193 e (86) 99429-7268
SAMU: 193
Alerta da Defesa Civil: envie um SMS com o seu CEP para o número 40199 para receber alertas sobre riscos de chuvas e outras ocorrências.