Plano Garantia Safra 2024-2025 é lançado oficialmente em Timon
As inscrições seguem até o dia 20 de novembro.
Foi lançado oficialmente em Timon o plano Garantia Safra 2024-2025. A partir desta sexta-feira (6), os agricultores podem realizar a inscrição tanto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDR), como na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), ou no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Timon. As inscrições seguem até o dia 20 de novembro.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e desenvolvido no município em parceria com a Prefeitura de Timon, por meio da SEMDR. O objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência a agricultores familiares sujeitos a perdas de safras, seja por estiagem ou por excesso hídrico.
“O município contemplou 350 cotas. É muito importante essa adesão, porque além de nossa localização geográfica ser considerada semiárida, tem ainda o efeito climático do El Ninho e tem a probabilidade de uma estiagem severa durante os próximos meses. Então, essa adesão é extremamente importante e o município, mais uma vez, está contemplando os agricultores com a contrapartida e a adesão ao garantia safa”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto.
Caso haja a comprovação da perda da safra 2024-2025, os agricultores familiares que aderirem ao plano Garantia Safra poderão receber um benefício de aproximadamente R$ 1.200,00 (por agricultor). A iniciativa é vital para garantir a segurança e o bem-estar de famílias prejudicadas em razão de imprevistos climáticos.
O lançamento do plano aconteceu na Agerp, com a presença, do secretário da SEMDR, Rodrigues Neto; do presidente da Agerp, Reginaldo Sibá; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Timon, Sérgio Reis; e de agricultores familiares.