População vai poder observar eclipse solar raro em base montada em Timon
O fenômeno natural raro se caracteriza pelo alinhamento do sol, da lua e da terra
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou uma parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para a montagem de um ponto de observação do eclipse solar alunar previsto para o próximo sábado (14), a partir das 15:30h, na praça São José, centro da cidade.
O fenômeno natural raro se caracteriza pelo alinhamento do sol, da lua e da terra. A lua cobre o sol e condiciona a formação de uma borda semelhante a um anel luminoso. O último eclipse aconteceu em Timon no ano de 1995 e o próximo está previsto para 2067.
“Nós organizamos, em parceria com o IFMA, um momento para a observação desse fenômeno com alguns filtros oculares. A observação a olho nu pode provocar sérios danos à visão, como catarata ou cegueira”, ressalta a professora Tamires Silva, formadora da SEMED.
O evento deve contribuir diretamente para o ensino da disciplina de ciências para os estudantes que terão a oportunidade de presenciar e visualizar o fenômeno na prática. Na oportunidade toda a população vai poder participar da atividade aberta à comunidade.