Prefeitura conta com plano de contingência direcionado ao período chuvoso
A população também pode contribuir com o trabalho, ficando atenta aos sinais de risco
A exemplo de anos anteriores, a Prefeitura de Timon já tem definido um plano de contingência direcionado ao enfrentamento de problemáticas que possam surgir durante o período chuvoso. Desde o mês de dezembro, equipes da Coordenadoria de Defesa Civil, Superintendência de Limpeza, Ouvidoria e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente e Habitação têm se reunido e estão alinhadas e atentas, para atender ocorrências diante de chuvas mais intensas.
“Todos os anos, elaboramos com antecedência um plano de ações articuladas, pensadas exatamente para atender possíveis ocorrências. Fazemos esse alinhamento com todos os órgãos da Prefeitura e um constante monitoramento das áreas de risco, com foco na defesa da vida dos timonenses. Contamos com equipes de sobreaviso para atender casos de sinistro, sendo que o atendimento em caso de acidentes provocados por desastres naturais é feito pelo Corpo de Bombeiros”, explica César Júnior, coordenador municipal de Defesa Civil.
Além do monitoramento e mapeamento de áreas de risco e da identificação de pontos críticos, a Coordenadoria de Defesa Civil também acompanha o monitoramento do nível do Rio Parnaíba. “As equipes estão sempre atentas à emissão de alertas para fortes precipitações de chuvas. Para isso, contamos com o importante trabalho da Secretaria de Meio Ambiente”, acrescenta César Júnior.
Dentre as ações que colaboram com o plano, a Superintendência Municipal de Limpeza e Urbanização (SLU) realiza o constante trabalho de limpeza e desobstrução de bueiros e galerias, o que contribui para o escoamento das águas. Soma-se a isso a construção e recuperação de novas galerias, realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinfra).
A população também pode contribuir com o trabalho, ficando atenta aos sinais de risco, descartando corretamente o lixo para evitar entupimento de bueiros e galerias, denunciando construções irregulares à Secretaria de Planejamento.
Em caso de ocorrências que ofereçam qualquer risco imediato, a população deve, em primeiro lugar, acionar o Corpo de Bombeiros através do número (86) 98869-3434. Caso não seja uma situação de incidente no momento, mas de possível risco, a pessoa pode entrar em contato direto com a Defesa Civil, que agora conta com novo número: (99) 98471-5124.