Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Prefeitura leva atendimento do CadÚnico em mutirões para população de terreiros

Os mutirões contaram com serviços do CadÚnico e emissão de RG

Redação do Agora Sim

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou de mutirões realizados neste sábado, (25), em terreiros localizados no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte, e no bairro Santo Antônio – KM 7, zona Sul. Os mutirões contaram com serviços do CadÚnico e emissão de RG.

Foto: DivulgaçãoPrefeitura de Teresina leva atendimento do CadÚnico em mutirões para população de Terreiro
Prefeitura de Teresina leva atendimento do CadÚnico em mutirões para população de Terreiro

Os mutirões de atendimentos contaram com a participação da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Semcaspi, Governo do Piauí, por meio do Piauí Conectado, da Sasc, Seres, SSP/PI e Suirpo. Além da Associação Nacional de Povos de Matrizes Africana e Ameríndia (ANPMA).

De acordo com Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, o objetivo da ação é garantir o acesso aos direitos e serviços ao povo da comunidade tradicional de terreiro.

“Esta ação foi toda planejada com o povo de terreiro. Estamos aqui com serviços ofertados pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), em especial, com a atualização do CadÚnico. Porque, muitas vezes, quando esta população se dirige ao CRAS, ela não se sente a vontade de se identificar como sendo do povo tradicional, como uma população de terreiro. Então, aqui, no espaço deles, eles se sentem mais à vontade e estão mais seguros de se identificar devidamente. Os nossos entrevistadores estão todos orientados a preencher os dados corretamente, conforme as informações que eles nos colocam mediante ao cadastro”, explicou.

Ana Carolina, gerente do CRAS Norte I, fala que a importância da atualização do CadÚnico para esta população é fazer com que sejam devidamente identificados nos cadastrados.

“A principal demanda foi sobre o não aparecimento da população de terreiro nos cadastros, levando em consideração que Teresina tem muitos terreiros e este povo não está sendo encontrado. Esta ação é justamente para localizar este povo e cadastrar devidamente, como sendo de terreiro. Isso para que esta população tome conhecimento de todos os benefícios que ela tem direito e entender, principalmente, que o CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais”, pontuou.

Segundo Flávio de Iansã, morador do bairro Matadouro, ações como estes mutirões facilitam o acesso aos serviços sociais.

“Eventos como estes são muito gratificantes para nós, porque nos sentimos melhor, mais à vontade. Eu vim renovar a minha identidade e trouxe minha família para atualizar o CadUnico. Nossa população precisa dessas ações sociais”, ressaltou.

VALORIZAÇÃO

Para o Pai Rondinele, coordenador da Articulação Nacional de Povos de Matrizes Africanas e Ameríndias, o fato do poder público adentrar estes espaços ajuda na valorização da população de terreiro.

“Na zona Norte, a Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda recebeu a ação de mutirão. Muito importante para os povos de matrizes africanas, porque voltam a acessar os programas sociais. Este é um momento de valorização das comunidades tradicionais, porque o poder público reconhece e a partir do momento que estes serviços vêm para um terreiro atender estas demandas, representa um grande avanço”, comentou.

A Mãe Eufrasina de Iansã, mãe de santo da Tenda Espírita de Umbanda Santa Bárbara, diz que é necessário facilitar o acesso aos programas sociais à população de terreiro que precisa deles.

“Este trabalho para a comunidade de terreiro contribui para que toda a população de terreiro seja beneficiada com as ações. A comunidade se sente muito valorizada e acolhida. É de grande importância e pretendemos fazer muitas ações como estas”, destacou.

Deixe o seu comentário!