Prefeitura promove inclusão com musicoterapia para crianças com autismo
A iniciativa tem auxiliado as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação
Na Escola de Artes Beija Flor II, em Timon, a música tem se tornado um poderoso instrumento de cuidado e desenvolvimento. O projeto de musicoterapia educacional, realizado pela Prefeitura de Timon, atende crianças com autismo em aulas nos turnos da manhã e da tarde, oferecendo momentos de aprendizado, inclusão e transformação.

A iniciativa tem auxiliado as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além de contribuir para a atenção e o foco, aprimorar a coordenação motora e auxiliar na regulação emocional, especialmente em situações de ansiedade e estresse.
O musicoterapeuta Fábio Santos, responsável pelo acompanhamento das crianças, destacou a diferença entre o ensino de música e a musicoterapia. “Os objetivos da musicoterapia são terapêuticos, diferente do ensino de música, que é voltado para questões pedagógicas. Aqui trabalhamos com estimulação para crianças que têm atraso na fala e dificuldades motoras. Já aquelas que apresentam habilidades específicas são encaminhadas para aulas de instrumentos, como violão ou bateria”, explicou.
Para as famílias, cada sorriso e progresso representam uma vitória que renova a esperança. Para os profissionais envolvidos, o projeto reafirma o poder da música em transformar realidades e garantir novas possibilidades para o futuro das crianças.