Projeto de leitura do CMEI Residencial Firmino Filho será lançado dia 18
Neste ano o projeto tem como título “Mergulhando entre linhas e histórias”
Desenvolver o gosto pela leitura, estimular a imaginação e criar momentos de interação Família e Escola, além de auxiliar no processo de aquisição da leitura e escrita. Estes são os objetivos do projeto de leitura do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Residencial Firmino Filho, na zona Sudeste de Teresina. O lançamento da edição de 2024 ocorre no próximo dia 18, com a presença dos familiares dos estudantes.
Neste ano o projeto tem como título “Mergulhando entre linhas e histórias”. Está relacionado ao projeto Alfabetiza Teresina, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) junto às unidades de ensino, que tem como foco melhorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos do Ciclo de Alfabetização (2° Período da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental).
“Geralmente o lançamento acontece em abril com uma apresentação dos professores ou um convidado e a culminância em dezembro com um musical com apresentações dos alunos. Durante esse período temos diversas ações”, explica a diretora do CMEI Residencial Firmino Filho, professora Edilene Gomes.
Entre as ações do projeto de leitura estão: empréstimo de livros, a sacola viajante, o espaço “Enquanto seu filho não sai…” e contação de histórias usando os recursos confeccionados pelos professores. “A prática da leitura estimula a criatividade, desenvolve a concentração e a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios. Projetos de leitura desenvolvidos nos CMEIs e escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina têm todo o apoio da Semec”, garante o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes.