Projeto leva gestantes para visita às maternidades onde farão parto
Cada maternidade terá esse acolhimento uma vez por semana em datas previamente definidas
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza visitas agendadas às gestantes que realizam pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até as maternidades municipais onde farão o parto. Esse conhecimento sobre a maternidade é comprovado como positivo para a gestante por proporcionar familiaridade e reduzir incertezas e até medos, afirma a enfermeira Mércia Cassandra, do apoio técnico das maternidades municipais.
Cada maternidade terá esse acolhimento uma vez por semana em datas previamente definidas. As UBS agendam com as maternidades e essas disponibilizam equipe de multiprofissionais para acolhimento dessa gestante.
Conforme calendário previamente organizado, as visitas das gestantes acontecerão a partir deste mês de maio todas as quartas-feiras e inicia amanhã, quarta-feira (3), na Maternidade do Satélite às 9h e às 15h. Na Maternidade Wall Ferraz (Dirceu) toda sexta-feira às 9h e às 15h30, na Maternidade do Buenos Aires toda sexta-feira às 9h e às 14h. Na Maternidade do Promorar (zona Sul) as visitas ocorrerão apenas na terceira quarta-feira de cada mês devido à pequena quantidade de mulheres realizando o pré-natal.
Nessas visitas a equipe de profissionais de cada maternidade apresenta os locais específicos de atendimento às gestantes, como salas de parto, centro cirúrgico e enfermarias.
A diretora da Maternidade do Satélite, zona Leste, Luciana Silveira, diz que as visitas são uma forma de vinculação prévia da gestante a uma maternidade na qual será realizado o parto e onde essa grávida será atendida nos casos de intercorrências do pré-natal”, cita.