Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
HGV será o maior centro de referência para o atendimento de doenças cardíacas
O governador Rafael Fonteles e o secretário da Saúde do Piauí, Antônio Luiz, entregaram, nesta segunda-feira (18), um novo Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares e um novo serviço de Hemodinâmica no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Com isso, a saúde pública estadual aumenta a capacidade de atendimento de cirurgias cardíacas, além do pós-operatório ser mais rápido no maior hospital de alta complexidade do estado.
“O Hospital Getúlio Vargas é uma referência em saúde pública da Região Nordeste e a cada ano que passa a gente tem feito novos investimentos para torná-lo ainda mais capaz de atender a demanda e com a qualidade cada vez maior”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
Com as melhorias, o HGV será o maior centro de referência para o atendimento de doenças cardíacas de todo o estado, com um serviço especializado para tratar casos graves de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que são as doenças que mais matam no Piauí.
Foram investidos R$ 5,3 milhões na reforma, sendo R$ 4 milhões apenas na compra do equipamento de hemodinâmica, que teve recursos de emendas parlamentares do deputado federal Merlong Solano e do senador Marcelo Castro.
O Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares contará com uma equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões cardíacos, enfermeiros, instrumentadores cirúrgicos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. A equipe de apoio inclui maqueiros, profissionais administrativos e de serviços gerais.
“O impacto é formidável porque vai acelerar as cirurgias cardíacas, vasculares e neurológicas, com a condição de que a pessoa fique com menos tempo no pós-operatório, já que é minimamente invasiva”, afirmou o secretário da Saúde do Piauí, Antônio Luiz.
Com novo serviço de hemodinâmica, agora com duas máquinas, a fila de pessoas que estão esperando para fazer um cateterismo, uma angioplastia ou uma cirurgia neurológica ou cardiovascular vai andar com mais rapidez.
A diretora do HGV, Nirvânia Carvalho, afirmou que a reforma vai aumentar também o número de vagas para os pacientes que estão precisando desse tipo de tratamento. “Além da ampliação de leitos, também ampliamos leitos para os pacientes cardíacos, que é uma demanda muito grande do Estado”, concluiu.