Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

SAF inicia capacitação de técnicos que vão atuar em cooperativas de agricultura

Bolsistas do programa Mais Gestão vão atuar para fortalecer gestão de cooperativas.

Agora Sim

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou a contratação de técnicos que atuarão diretamente dentro de cooperativas, aplicando a metodologia do Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi) e acompanhando processos essenciais de gestão, logística, fidelização dos cooperados e estruturação produtiva. Ao todo, 32 organizações entre associações e cooperativas serão atendidas.

Foto: DivulgaçãoSAF inicia capacitação de técnicos que vão atuar em cooperativas de agricultura
SAF inicia capacitação de técnicos que vão atuar em cooperativas de agricultura

A contratação foi anunciada, nessa segunda-feira (1º), durante o seminário inaugural do Programa Mais Gestão, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e tem como foco aprimorar a gestão, fortalecer a comercialização e ampliar a capacidade organizativa das cooperativas e associações atendidas pelo Redecoopi.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que o Mais Gestão – RedeCoopi, representa um avanço decisivo para o cooperativismo no Estado. “A ideia é contratar técnicos que estarão diretamente vinculados a essas cooperativas, executando exatamente a metodologia da RedeCoopi e apoiando todo o processo de gestão, de comercialização e de fidelização dos cooperados”, explicou.

Durante o seminário inaugural, realizado em Teresina, o coordenador do projeto RedeCoopi – Mais Gestão no âmbito do IFPI, Thiago Soares, destacou a importância da preparação dos profissionais envolvidos. “O objetivo é iniciar o seminário inaugural com a capacitação e preparação dos técnicos para que eles possam iniciar o trabalho junto às organizações que serão atendidas, que são 32 ao todo, entre associações e cooperativas. Esse é o grande objetivo: garantir que eles estejam preparados para atuar diretamente junto às organizações da agricultura familiar aqui do Piauí”, destacou.

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Piauí) também esteve presente. A presidente da entidade, Emanuela Pereira, do município de Piripiri, reforçou que a iniciativa chega em um momento importante para as cooperativas do estado. “Hoje estou aqui representando a nossa cooperativa da agricultura familiar, que é contemplada pelo programa de gestão do Estado. E também estou presidente da Unicafes Piauí, formalizada este ano. Estamos aqui para participar, pleitear e contribuir”, disse.

Entre os profissionais selecionados para atuar diretamente nas organizações está Neurivânia Santos Oliveira, graduada em Administração e mestre em Comunicação pela UFPI. Ela compartilhou sua expectativa para o trabalho no campo. “Acredito que o projeto tem muito a agregar no sentido de expansão, de comprometimento e de fortalecimento da gestão. Minha expectativa é dar o meu melhor e apoiar essas famílias para que elas tenham melhores condições de desenvolvimento”, destacou.

Deixe o seu comentário!