Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

SAMU Teresina atendeu quase 150 mil ligações em 2023

As maiores demandas foram urgência clínica adulto

Agora Sim

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina recebeu 145.977 ligações no ano de 2023, que passaram por triagem e um total de 49.397 foram repassadas para o médico regulador, gerando 29.123 ocorrências atendidas. As maiores demandas foram urgência clínica adulto, com 9.081 ocorrências e trauma por acidente de trânsito, com 8.033 atendimentos.

O SAMU Teresina também atendeu 2.896 ocorrências por mal súbito, trauma por queda, com 2.247 ocorrências, e 1. 579 transferências. O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. Para atender a contento a população da capital, o SAMU Teresina teve, em 2023, 100% da suas frotas de motolâncias e unidades móveis de suporte avançado renovadas. E também teve 87,5% da frota de unidades móveis de suporte básico renovada. Foram adquiridas em 2023 o total de 10 ambulâncias e quatro motolâncias.

Em 2023, o SAMU Teresina realizou também ações educativas e de orientação à população: como treinamento para alunos e professores de unidades educacionais diversas, dando orientações em assistência pré-hospitalar. Foram realizadas também capacitações sobre direção defensiva para motociclistas que exercem suas funções utilizando motocicletas, como mototaxistas, moto uber, entre outros.

Os servidores do SAMU também são constantemente qualificados e atualizados. EM 2023, foram feitas 20 capacitações, entre elas: capacitação em suporte básico de vida; capacitação em imobilização; interpretação de Eletrocardiogramas; avaliação primária com ênfase em controle de hemorragias, dentres outras.

Deixe o seu comentário!