SDU Norte realiza operação de fiscalização de caminhões sem lona
Esta infração é punida com multa e retenção do veículo para regularização.
A Superintendência de Desenvolvimento Norte (SDU Norte) flagrou, durante fiscalização, caminhoneiros descumprindo o Código de Postura do Município que obriga o uso de lonas ou telas para cobrir as cargas.
“A ação da fiscalização na região norte foi para orientação, mas posteriormente haverá atividade de autuação. A proteção é muito importante para o veículo que vem atrás, porque a qualquer momento essa carga pode escapar, causando acidentes ou danos aos veículos.”, ressalta o superintendente da SDU Norte, Alan Brandão.

A situação preocupa por ser um comportamento inadequado e já praticamente costumeiro desses motoristas e das empresas, mas com informação e aplicação de multas, é possível reverter. “Vamos fazer ações específicas para combater essa prática e intensificar a fiscalização. A multa quanto ao município pode chegar a R$ 890,09”, declarou Paulo Lemos, coordenador de fiscalização da SDU Norte.
Além do regramento municipal, o Código de Trânsito Brasileiro, rege que conduzir um veículo sem o equipamento obrigatório é uma infração de trânsito grave, de acordo com o Artigo 230. Esta infração é punida com multa e retenção do veículo para regularização.
Irregularidades e sujeira
Por causa das infrações, os materiais que ficam na pista causam transtornos e sujeira. “A SDU Norte está atenta a isso, especialmente na nossa região que tem muitas dragas e jazidas de extração de areia e massará para a construção civil.”, avisou o superintendente.